Voltar Comarca de Jaraguá do Sul terá sete unidades com instalação da 2ª Vara Criminal

Cejusc também será transferido para o Fórum

A comarca de Jaraguá do Sul passará a contar com sete unidades jurisdicionais a partir desta terça-feira (7/7), às 11 horas, com a instalação da 2ª Vara Criminal. O Fórum Desembargador João Thomaz Marcondes receberá também a estrutura do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), que será transferido do Centro Universitário Católico de Santa Catarina, onde já funcionava desde novembro de 2012.

A solenidade terá a presença do presidente do Tribunal de Justiça e acontecerá nas dependências do Fórum, na rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, 87, no bairro Vila Nova. Atualmente, a comarca tem 54,8 mil ações em tramitação, incluídos 17 mil processos de execução fiscal. Do total, 25,5 mil são processos físicos e 29,3 mil digitais. A 2ª Vara Criminal terá como titular o juiz Edenildo da Silva e iniciará com 4,5 mil processos, com competência para ações de execução penal e matérias do Juizado Especial Criminal. A nova unidade assumirá parte das atribuições da 1ª Vara Criminal, que ficará com 3,4 mil ações.

No evento, o Cejusc passará a funcionar como unidade judiciária instalada em fórum, no modelo de vara convencional, com integração dos Postos de Atendimento e Conciliação, Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual, Casas da Cidadania, Fóruns Municipais - Casas da Cidadania e Serviços de Mediação Familiar, em contraposição à ideia extinta de "método alternativo" ou tão somente "conjunto de programas e projetos de conciliação". Desde 2014, o juiz Rafael Maas dos Anjos atua como coordenador, com auxílio da servidora Claudete Witkosky Schütze na secretaria, além de dois estagiários e da parceria com a equipe do serviço social da comarca.


 

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.