Voltar Comarca de Joinville inicia novo ciclo do Grupo Refletir com autores de violência doméstica

Homens autores de violência doméstica, encaminhados para o cumprimento de alternativa penal, participaram recentemente do primeiro encontro do ciclo do Grupo Reflexivo Refletir na comarca de Joinville, desenvolvido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).

O projeto é composto de seis palestras com temas relacionados à reflexão de gênero; rede de encaminhamentos; emoções e violências; violência e legislação. Durante as reuniões, os participantes têm espaço de fala e reflexão sobre o caminho trilhado por eles até o ato infracional, suas consequências e a responsabilização da violência.

A assistente social da CPMA, Kátia Regina Aguiar, explica que os profissionais envolvidos são responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do grupo reflexivo e contam com o apoio e parceria da rede municipal para os encaminhamentos. “As reuniões têm o objetivo de criar um espaço coletivo para as pessoas em alternativas penais, em que todos possam desenvolver o pensamento crítico, a exposição de ideias e a visão política e social para a vida comunitária, potencializando-os para serem multiplicadores dos temas e das informações trabalhadas”, ressalta.

A psicóloga da CPMA responsável pelo acolhimento dos integrantes do grupo, Cristina Aparecida Medeiros, explica que no primeiro momento são repassadas as informações básicas do funcionamento dos encontros e que ao final da etapa o objetivo, além da extinção da infração penal, é a diminuição da reincidência. “Tentamos tirar o máximo de pontos positivos dos participantes, de modo a fazer com que eles reflitam sobre os atos e saiam daqui pessoas melhores, e sempre com total sigilo dos relatos. Tudo que é conversado no grupo fica entre os integrantes”, finaliza.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.