Voltar Comarca de Rio do Campo instala Serviço de Acolhimento Familiar em Santa Terezinha

Atividade já é desenvolvida em Rio do Campo

A parceria da Comarca de Rio do Campo, através do serviço social e oficialato da infância e juventude, do Ministério Público e da Secretaria Asssistência Social de Santa Terezinha tornou realidade a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar no município. O lançamento aconteceu ontem (9/9), no auditório da Câmara Municipal de Santa Terezinha e teve palestra de Bianca Chiella, coordenadora do Serviço de Acolhimento de São Bento do Sul, que é referência nacional neste assunto, e depoimento de Joenir Moreira Branco Lopes, que atua no no serviço de família acolhedora naquele município.

O Acolhimento familiar já é desenvolvido no município de Rio do Campo, da circunscrição da Comarca, e é pioneiro na região. O objetivo é acolher crianças ou adolescentes que estejam em situação considerada de risco e trata-se de política pública de apoio e proteção social especial à criança e ao adolescente quando necessário o seu afastamento temporário do convívio familiar de origem. Essa modalidade de acolhimento permite a continuidade da convivência familiar e comunitária em ambiente sadio, em que a criança possa expressar sua individualidade e ter minimizado o seu sofrimento diante da situação.

As crianças e adolescentes que forem retirados de suas famílias de origem por determinação judicial serão encaminhadas às famílias cadastradas e capacitadas. Estas receberão o suporte e o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social durante a permanência em família acolhedora. O ato teve a presença do juiz Eduardo Passold Reis, da Comarca de Rio do Campo, do promotor de justiça Bruno Bolognini Tridapali, e de autoridades e população em geral.

Imagens: Divulgação / Comarca de Rio do Campo
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.