Comarca de Rio do Sul festeja 85 anos de instalação na expectativa por sua nova sede - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarca de Rio do Sul festeja 85 anos de instalação na expectativa por sua nova sede
21 Janeiro 2016 | 11h26min
  • Comarcas

A comarca de Rio do Sul, localizada na região do Alto Vale, comemorou nesta semana 85 anos de instalação. Atualmente, seis magistrados, mais de 100 servidores e outros 40 estagiários trabalham no local para dar vazão aos 25 mil processos em tramitação. Em 2015, os registros dão conta que ingressaram quase 17 mil novos processos, em uma média de 1,4 mil ações por mês.

A expectativa dos colaboradores e também dos cerca de 450 advogados que militam naquela unidade jurisdicional está voltada agora para a construção da nova sede da comarca, cuja obra encontra-se em andamento na rua XV de Novembro, no bairro Laranjeiras, com previsão de entrega para 2017. Concluído, o prédio terá mais de 10 mil metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar até 10 varas.

Os historiadores relatam que a instalação da comarca de Rio do Sul, ocorrida em 20 de janeiro de 1931, após desmembrar-se da comarca de Blumenau, antecedeu em quase três meses a instalação do próprio município. Tanto o processo de criação e instalação da comarca, assim como do município de Rio do Sul, aconteceu durante a Revolução de 1930. A lei de criação foi promulgada por um representante da "velha ordem".

A instalação da comarca e do município, em janeiro e abril de 1931 respectivamente, já aconteceu no contexto da "nova ordem", do presidente Getúlio Vargas. No início, as atividades eram desenvolvidas no prédio da antiga Intendência Municipal, localizada no mesmo local onde hoje está a Prefeitura. Adão Bernardes, nascido na cidade em 1902, foi também o primeiro juiz da recém-criada comarca, onde permaneceu em atuação por mais de 21 anos.

Promovido a desembargador em 1957, chegaria ao cargo máximo de presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Nesses 85 anos de funcionamento, a comarca registrou a passagem de 28 juízes titulares e viu surgir na região, a partir de desmembramentos, as comarcas de Ituporanga (1956), Taió (1959), Trombudo Central (1966) e Rio do Oeste (1999).

Imagens: Divulgação/DEA
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080