Voltar Comarca de Taió promove semana de eventos para combater abuso sexual infanto-juvenil

A comarca de Taió, sob a direção do juiz Jean Everton da Costa, promoveu nesta semana uma série de atividades alusivas ao Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil, transcorrido na última segunda-feira (24/9). Os eventos contaram com a organização da Rede de Proteção Intersetorial do Município, da qual participam ativamente a oficiala da Infância e Juventude Lidiane Leite e a assistente social forense Beatriz Bertoli, bem como toda a equipe técnica municipal formada por assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, secretários municipais, conselheiros tutelares, representantes do Ministério Público e de demais entidades ligadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O trabalho de conscientização da população inovou desta feita, com a entrega de cartazes aos estabelecimentos comerciais do município que aderiram à campanha, apoiada pela Associação Empresarial de Taió - Aciat e Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. Segundo as coordenadoras da Rede Intersetorial de Taió, Fabiana Cristina Vieira, Gilmara Willwock e Alessandra Cagneti, a ideia foi incrementar ainda mais a campanha, que já ocorre no município desde maio deste ano, para que a informação sobre a importância de combater o abuso sexual infantojuvenil chegue ao maior número de pessoas possível.

O material entregue pela equipe aos comerciantes contém frases e desenhos feitos por crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais, e passará a ser exposto nas vitrines dos estabelecimentos. As frases e desenhos são impactantes e possuem, entre outros, os seguintes dizeres: "Eu não pedi para ele tocar em mim"; "Era só a mamãe sair que ele vinha fazer aquilo comigo"; "Como que eu vou contar o que aconteceu se eu nem sei direito o que foi? Aos nove anos, eu não sabia"; "Eu não vou esquecer daquilo nunca mais"; "Eu fui tão machucada que tenho medo de ficar perto das pessoas" e "Dizia: agora eu posso fazer o que eu quiser porque a sua mãe não acreditou em você".

Na oportunidade, foram distribuídos também os cartazes elaborados pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ, divulgando a possibilidade e a necessidade de denunciar os crimes contra a criança e o adolescente pelo "Disque 100". O trabalho de combate à exploração e violência sexual infantojuvenil desenvolvido na comarca de Taió por meio da Rede Intersetorial possui resultados concretos. Segundo o magistrado Jean Everton da Costa, vários casos foram denunciados após a conscientização realizada no município. "As vítimas perdem o medo de falar quando se sentem amparadas e seguras, e o Poder Judiciário possui papel fundamental para promover resultados positivos", comenta a oficiala da Infância e Juventude Lidiane Leite.


 

Imagens: Divulgação/Comarca de Taió
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.