Voltar Comarcas de SC, com apoio do TJ, engajadas na luta contra a violência sexual infantil

Enquanto o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) e em parceria com a Academia Judicial, promove nesta sexta-feira o Seminário sobre Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no auditório Teori Zavascki, as comarcas do interior do Estado desenvolvem atividades paralelas para também marcar a passagem do Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, neste 18 de maio. A escolha da data não foi aleatória - está relacionada a um crime no Espírito Santo que chocou o Brasil e ficou conhecido como "caso Araceli", ocorrido em 1973, quando uma menina de apenas oito anos sofreu múltiplas violências.

A comarca de Rio do Campo, sob a direção da juíza Griselda Rezende de Matos Muniz, engajou-se na campanha com um trabalho junto a instituições de ensino. A cartilha "Os Super Adultos de Confiança", desenvolvida pela Ceij, foi distribuída a todas as escolas e centros educacionais infantis da comarca pela oficiala da Infância e Juventude Méri Luci Bodemüller, que também promove palestra aos educadores sobre identificação de sinais e sintomas apresentados por crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, e seus devidos encaminhamentos. "A ideia é que os professores trabalhem o conteúdo da cartilha com os alunos de forma dirigida, como contação de histórias e identificação e desenho do adulto de confiança, encorajando-os a revelar possíveis situações de abuso sexual", explica Méri.

Já na comarca de Braço do Norte, foi lançada a campanha "Faça Bonito", que envolve magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e advogados com a rede de atendimento à criança e ao adolescente do município-sede. Entre as atividades desenvolvidas durante todo o mês estão a confecção de outdoor da campanha (com membros representantes da rede), pedágio informativo, entrevistas nas rádios, caminhada no centro da cidade com as escolas e toda a rede de proteção, bem como o uso da camiseta da campanha. Além disso, ainda foram distribuídos nas escolas, postos de saúde e hospital, bem como à população em geral, através do pedágio informativo, a referida cartilha disponibilizada pela Ceij e também o cartaz "Não se Cale".

No ano de 2017 e até abril deste ano, em toda a comarca, já foram atendidos 57 casos de abuso sexual que envolveram crianças e adolescentes, principalmente da faixa etária de sete aos 12 anos. Somente no município-sede, no ano de 2018, foram 14 casos atendidos. O objetivo do Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual, segundo esclarece a oficiala da Infância e Juventude Edna Wernke Niehues dos Reis, é sensibilizar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, juntamente com a rede de atendimento. "É preciso garantir que estas crianças cresçam em ambiente sadio e livre de violência. Faça bonito, denuncie", solicita Edna, que conta ter apoio total do juiz Júlio César Bernardes, titular da 2ª Vara Cível de Braço do Norte. 

Imagens: Divulgação comarcas de Rio do Campo e Braço do Norte
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.