Voltar Comarcas destinam verba de transações penais para programa de combate ao câncer

Registros rosa colorem o Estado

A bandeira de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que a campanha do Outubro Rosa levanta, tem definido ações cada vez mais ativas por parte dos servidores do Judiciário. No dia 2, a comarca de Jaraguá do Sul, através do Juizado Especial, repassou para a Rede Feminina de Combate ao Câncer quantia em dinheiro oriunda de transações penais realizadas pelo Juizado.

Em 2013, a comarca de Xanxerê também beneficiou a rede com R$ 10 mil para a aquisição de perucas. A intenção de Jaraguá do Sul é que a verba auxilie nas atividades sociais da instituição. Já no dia 13, as servidoras da comarca, todas vestidas de rosa, assistiram a palestra a respeito das medidas de prevenção e sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, ocasião em que foram apresentados os serviços disponíveis para a comunidade.

Palestra também foi o método escolhido pela comarca de Blumenau para chamar a atenção de suas funcionárias. A diretora em exercício do Fórum, juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, convidou a voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer Marilena Carneiro e Silva para proferir a palestra "Dicas de Prevenção do Câncer de Mama e do Útero".

Ao final do evento foi servido um café de confraternização. Em Otacílio Costa, a juíza Mônica Grisólia Mendes, com o intuito de alertar as servidoras sobre a prevenção, lançou a cada setor o desafio de, durante todo o mês de outubro, trabalhar com trajes na cor rosa. "Milhares de mulheres morrem a cada dia vítimas de câncer de mama e/ou colo do útero, por isso a prevenção é o melhor remédio, e ela começa com o autoexame. A vida saudável só depende de nós", ressaltou a juíza.

E o tempo inteiro "pipocam" ações nas comarcas para promover o Outubro Rosa: em Imbituba, esta sexta-feira é dia de vir de rosa; Braço do Norte comprovou que também abraça a causa e mandou seu registro; e no Tribunal, na Coordenadoria dos Magistrados e na Divisão de Documentação, da Diretoria de Documentação e Informação, a atitude não foi diferente. Impossível passar o mês em branco.

Imagens: Divulgação/PJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.