Voltar Comitê de Tecnologia da Informação apresenta as novas ferramentas para um TJSC mais célere

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, coordenou nesta terça-feira (4) a reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGovTI). Dos 105 projetos para o 1º semestre, 52% foram finalizados e 23% estão em andamento. Para os últimos seis meses de 2023, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) tem 70 projetos na pauta, 42 deles já em execução. A expectativa do diretor Daniel Moro é finalizar 60 projetos desse total até o fim da atual gestão do Judiciário catarinense.  

Os projetos concluídos no 1º semestre colaboram para uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e eficaz. Destaque para o módulo processual de cálculos para o eproc, que facilita o trabalho dos advogados. Outro de grande relevância foi a unificação das certidões do SAJ e do eproc, que atende uma significativa parte da sociedade com rapidez. A integração do usuário do TJSC com a plataforma Gov.br e o projeto de informe de rendimentos para pessoa física também foram ferramentas criadas para aprimorar o atendimento ao cidadão.

Para o último semestre de 2023, outros projetos também farão a diferença nos serviços prestados pelo Judiciário catarinense. As ferramentas de tramitação ágil na execução fiscal e no Sisbajud estão entre as prioritárias. O mesmo acontece com a disponibilização de Wi-Fi para visitantes no TJSC por meio da plataforma Gov.br. "Também estamos iniciando o projeto de criação do Portfólio de Projetos Estratégicos do PJSC, em conjunto com a Asplan e a equipe da Presidência. O objetivo é disponibilizar informações confiáveis e constantemente atualizadas, com projetos gerenciados e divulgados de modo consistente, minimizando os riscos e maximizando a alocação inteligente de recursos", anotou o diretor da DTI.

Com o objetivo de desenvolver a governança de TI, os magistrados e os servidores aprovaram várias iniciativas para desenvolver um plano de ação para a transformação digital, renovar equipamentos nas comarcas e capacitar os analistas de sistemas, entre outras. O encontro contou com o 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato; o juiz auxiliar da Presidência Rafael Sandi; o juiz-corregedor Rafael Fontes; e o juiz Tanit Adrian Perozzo Daltoé. O coordenador da Asplan (Assessoria de Planejamento), João Anfilóquio Machado Júnior; o diretor-geral judiciário, Maurício Walendowsky Sprícigo; e o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, entre outros servidores, também participaram da reunião.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.