Comitiva de professores norte-americanos visita autoridades do Judiciário de SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Educação
A comarca de Joinville recepcionou na quarta-feira (4/3) uma comitiva integrada por professores da Universidade Virginia Tech, dos Estados Unidos, e pesquisadores do Instituto de Pesquisas Sociais (Iepes). Eles mantiveram encontro com o juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais, e aproveitaram a oportunidade para convidá-lo a participar da abertura do curso de capacitação de professores que atuam com o programa Caráter Conta 2020. Estiveram presentes na reunião a presidente do Iepes, Simone Schramm; a coordenadora do Iepes, Suzana Bender; e a consultora educacional da Coordenadoria Regional de Educação, Sônia Paul.
Este mesmo grupo, na última terça-feira (3), esteve em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, em Florianópolis. Na ocasião, os educadores explicaram que vieram ao Brasil para dar um treinamento do programa Caráter Conta, planejado para despertar a consciência dos jovens em seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania. A capacitação é voltada aos professores de escolas municipais e estaduais de Joinville. O convênio entre a universidade norte-americana e o instituto surgiu em 2004, e teve no desembargador Ricardo Roesler um de seus mentores.
No encontro de terça, Roesler manifestou sua identificação com projetos de natureza social. Lembrou que seu envolvimento com o programa Caráter Conta ocorreu nas épocas em que atuou como juiz, desembargador, presidente do TRE/SC e, agora, como presidente do TJSC. Os professores e voluntários engajados no projeto, destacou Roesler, merecem o respeito e a homenagem por disseminarem essa cultura no mundo.
A representante do Iepes Susanna Bender agradeceu ao presidente do TJSC pelo apoio em favor da iniciativa. No encontro, os professores norte-americanos compartilharam breves relatos sobre a experiência internacional. Eles contaram como o programa transformou suas próprias vidas, além de impactar positivamente toda a comunidade onde as escolas estão inseridas. Também estiveram presentes o desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch e o juiz auxiliar Romano José Enzweiler.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)