Voltar Conciliação: força-tarefa viabiliza guarda de criança que tem pais em nações diferentes

Os servidores da comarca de Fraiburgo, no meio-oeste catarinense, ainda celebram um feito pouco comum na unidade. Trata-se de uma audiência de conciliação internacional com resultado exitoso em questões pertinentes à guarda, visitas e alimentos a uma menor. O caso ocorreu na 1ª Vara da comarca, na semana passada.

Depois de uma força-tarefa para conseguir localizar uma das partes, que reside no Peru, distante mais de 3 mil quilômetros, os esforços focaram na tradução da conversa para o espanhol durante a audiência, já que o homem não fala português.

O oficial de justiça Diego Moreira conseguiu manter contato por meio do WhatsApp com o requerido e efetivou a citação. Ele teve todo o cuidado para que o homem entendesse do que se tratava. Nessas conversas, o peruano requereu a presença de um tradutor/intérprete no ato solene.

Nessa etapa, entra em cena o chefe de cartório da 2ª Vara, Álvaro João Pedroso, que, além de graduado em Direito, cursou Letras com ênfase em português/espanhol. O servidor conta que as partes cooperaram para o resultado. "Tudo foi favorável e, como conciliador que já fui e sigo sendo, em que pese estar na chefia do cartório, penso que uma possível causa resolvida antes de se formar ainda é a melhor opção para todos: demandado, demandante e Judiciário." Álvaro completa: "Se poupa tempo e dinheiro para as partes, sem contar que os termos são eles mesmos quem propõem e ajustam."

A audiência remota, com a genitora no Brasil e o genitor no Peru, ambos assistidos por seus procuradores, foi conduzida por uma das estagiárias de gabinete, Bianca Thomazoni. Todo o trabalho que tornou possível o acordo foi coordenado pela juíza Bruna Luiza Hoffmann. "O empenho e a dedicação dos servidores da comarca demonstram que quando há boa vontade - para além das próprias funções - é possível fazer acontecer aquilo que, a princípio, não seria possível", conclui a magistrada.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.