Voltar Concurso para ingresso na magistratura de Santa Catarina entra em sua reta final

Resultado final sairá no fim de janeiro de 2015

O desembargador Torres Marques, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, foi recebido pelo desembargador Pedro Manoel Abreu, diretor-executivo da Academia Judicial, na última sexta-feira (12/12), oportunidade em que acertaram detalhes sobre a finalização do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura. Última etapa obrigatória do concurso para provimento do cargo de juiz substituto, o curso tem a duração de quatro meses e carga horária de 680 horas-aula. São 14 candidatos matriculados.

Ficou definido que o curso se encerrará no dia 27 de janeiro de 2015, e, em seguida, a comissão do concurso entregará o relatório final para homologação pelo Tribunal Pleno, a fim de que os aprovados possam ser nomeados e imediatamente iniciem o trabalho nas comarcas. O desembargador Pedro Manoel Abreu destacou que os candidatos, além das aulas teóricas, recebem instruções ministradas por juízes, acompanham audiências, estudam processos judiciais e realizam visitas técnicas, tudo com a finalidade de complementar o conhecimento necessário ao exercício da judicatura; destacou ainda que, logo após a posse, iniciarão o Curso de Especialização em Gestão Judiciária.

Depois de esclarecer as dúvidas dos candidatos quanto ao encerramento do concurso, o desembargador Torres Marques enfatizou que, em passado não muito distante, os magistrados recém-empossados enfrentavam sem a menor experiência um mundo desconhecido e adverso, mas hoje, em razão dos cursos oferecidos pela Academia Judicial, já iniciam a carreira preparados para melhor exercer a atividade judicante. Por fim, o desembargador Torres Marques anunciou que ultima preparativos para que um novo concurso de ingresso na magistratura seja aberto no início do próximo ano. Acompanharam a reunião o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência Jefferson Zanini e o secretário executivo da Academia Judicial, Adalto Barros dos Santos.

Imagens: Maria Luisa Dias da Rosa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.