Voltar Condenados homens que mataram turista confundido com integrante de facção criminosa

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca da Capital condenou ontem (29/1) dois homens acusados de matar um turista paulista no norte da Ilha de Santa Catarina, em setembro de 2017. O rapaz foi assassinado após ser confundido com um faccionado rival, no momento em que tentava comprar um cigarro de maconha. A vítima aproveitava o feriadão da Independência com uma amiga na praia de Canasvieiras.

Um dos acusados foi condenado a 17 anos e 16 dias-multa pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e participação em organização criminosa. Ele é réu confesso do assassinato, mas negava ser membro de facção. O outro rapaz, que negava participação, foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Este segundo foi inocentado dos crimes de organização criminosa e corrupção de menores. Ambos estão presos e não poderão recorrer da decisão em liberdade.

A sessão de ontem do Tribunal do Júri, que terminou às 20h20 e foi marcada por forte debate entre acusação e defesa, foi presidida pela juíza substituta Mônica Bonelli Paulo Prazeres. Segundo a denúncia do Ministério Público, o assassinato foi praticado por motivo torpe porque os dois homens, que tiveram o auxílio de mais dois adolescentes, acharam que a vítima era de uma facção rival. A vítima trabalhava como promotor de vendas e residia no Estado de São Paulo.

As investigações da polícia civil indicavam que os dois réus, com o auxílio de dois menores, levaram o turista até a estrada geral do Moçambique. O objetivo dos agressores era obter a confissão da vítima sobre a participação na facção rival. Sem êxito nesse propósito, os homens mataram o rapaz com disparos de armas de fogo. A execução foi gravada em celular e posteriormente enviada para parceiros pela rede social de bate-papo WhatsApp. Um dos acusados foi identificado pela tatuagem e pela camiseta que usava no dia do crime, as quais estavam registradas em uma rede social em que ele aparecia com a namorada.

Imagens: Michael Gonçalves/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.