Confiança da população no TJSC cresce e uso de serviços digitais do Judiciário aumenta - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Levantamento ouviu 1.500 catarinenses e mostra avanço no reconhecimento do papel da Justiça
- Pesquisa
A confiança da população catarinense no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aumentou significativamente, segundo pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Os dados mostram que 91% dos entrevistados reconhecem a importância do Tribunal — um crescimento de mais de seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Outro dado expressivo é o aumento do número de pessoas que acessam ou conhecem o site do TJSC: houve um crescimento de 32% em comparação com o estudo anterior, indicando maior familiaridade com os serviços digitais oferecidos pelo Judiciário estadual.
Além disso, 88% dos entrevistados afirmam saber que o TJSC atua em todo o território catarinense. Para 80% daqueles que conhecem a instituição, sua principal função é administrar o sistema de Justiça. A pesquisa também revelou que 82% dos entrevistados entendem que o papel do Tribunal é garantir que a Justiça seja aplicada no Estado.
A ação mais lembrada pela população foi o vídeo sobre medidas protetivas contra a violência doméstica, recordado por 46,2% dos entrevistados, o que equivale a quase três milhões de catarinenses, segundo a pesquisa. O dado reflete a atuação permanente do TJSC por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), que desenvolve uma série de medidas de prevenção e proteção. As iniciativas incluem campanhas de conscientização, articulação com a rede de apoio, capacitações e estímulo ao uso dos instrumentos previstos na Lei Maria da Penha.
A segunda ação mais citada foi o programa PJSC MAIS SOCIAL, lembrado por mais de 1,3 milhão de pessoas. A iniciativa destina recursos oriundos de penas de prestação pecuniária, suspensão condicional do processo, transações penais e acordos de não persecução penal a entidades públicas ou privadas com finalidade social. Por meio do Conselho Gestor da Conta Centralizada, só em 2024 foram disponibilizados R$ 3,5 milhões para 166 projetos sociais espalhados por todas as regiões do Estado.
Conforme o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, “quando a população entende os mecanismos da Justiça, ela evita litígios, busca orientação e encontra caminhos de paz”. Para o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, os números mostram que a comunicação do Judiciário tem sido eficaz em aproximar a instituição da sociedade. “Esses dados mostram que a população entende cada vez mais o papel do Judiciário para além das decisões judiciais. Há um avanço real na compreensão e no uso dos serviços oferecidos pelo TJSC”, afirmou.
“Os resultados fornecem informações estratégicas que devem contribuir para aprimorar a eficácia e a precisão da comunicação institucional do TJSC”, pontua o coordenador do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), Francis Silvy. O levantamento foi realizado entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, com 1.500 entrevistas presenciais nas oito regiões do Estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.