Voltar Conselho da Comunidade, em evento, debaterá inclusão para futuro mais justo de detentos 

Congresso Regional vai ocorrer em Içara no final deste mês

O Conselho da Comunidade da comarca de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Criciúma e com o apoio da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma, promove no dia 29/4 o 3º Congresso Regional do Conselho da Comunidade de Criciúma. O evento acontece das 14h às 22h no auditório São João XXIII, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Com o tema “Inclusão em ação: estratégias para um futuro mais justo”, o encontro reunirá representantes do Judiciário, forças de segurança, diretores de unidades prisionais e especialistas em Direito Penal, além de lideranças religiosas e do Conselho da Comunidade.

Em novo formato, a programação é composta de 20 palestras, a maioria de curta duração, sobre experiências de educação, qualificação e capacitação profissional de detentos e detentas focadas em ressocialização e reintegração. A abertura do evento terá uma apresentação do Coral Novos Caminhos, da Penitenciária Feminina de Criciúma, e também, durante a programação, de uma peça teatral.

Palestrante do evento, a juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP da comarca de Criciúma, afirma que o tema do evento, “Inclusão em ação”, vem em boa hora para debate. “Sabemos que é compromisso da execução penal e de todos que militam em tão sensível área buscar meios para a ressocialização efetiva dos reeducandos, principalmente com a criação de postos de trabalho e estudo. Somente com essa mudança de paradigma é que estaremos atuando em prol de uma sociedade melhor e transformadora.” Além da magistrada, também palestrará no evento a juíza Livia Borges Zwetsch Beck, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Araranguá.

A presidente do Conselho da Comunidade de Criciúma, Ilda da Silva Del Ponte, explica que os objetivos do congresso são discutir temas relacionados à inclusão de apenados e apenadas na sociedade, e que os conteúdos que serão apresentados sobre o tema serão ministrados por especialistas das áreas de sistema prisional, educação e Poder Judiciário. “Esse é um tema de muita importância para a sociedade, saber o que é e o que pode ser produzido pela mão dos internos nas unidades prisionais da Regional Sul”, explica. Em sua avaliação, educação, religião e trabalho são os três pilares no processo de inclusão dos internos.

Para estudantes interessados, as inscrições para o congresso devem ser feitas pelo email conselhocomunidadecriciuma@gmail.com até o dia 26/4. A organização do congresso emitirá certificado de horas complementares. 

Imagens: Divulgação/Conselho da Comunidade Criciúma
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.