Voltar Conselho de Segurança do TJSC realiza reunião com os novos integrantes do órgão

Encontro debateu diretrizes de segurança do Judiciário catarinense

O Conselho de Segurança Institucional (CSI), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), realizou no último dia 10 de abril a primeira reunião com a nova composição. O encontro teve como objetivo debater e definir os planos estratégicos e as diretrizes de segurança do Judiciário catarinense. O presidente do TJSC e também do CSI, desembargador Francisco Oliveira Neto, ressaltou a importância da segurança institucional para o bom andamento dos trabalhos do Poder Judiciário, porque isso proporciona paz e tranquilidade a magistrados e magistradas, além de servidoras e servidores, no exercício das suas atividades. 

Já o coordenador do CSI e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), desembargador Sidney Eloy Dalabrida, destacou a instalação de 54 equipamentos de raio X e de 28 pórticos detectores de metais nas comarcas de entrância final e especial. O objetivo é que nos próximos anos haja pelo menos um pórtico instalado em cada fórum do Estado. O magistrado também apresentou um histórico das atividades e dos investimentos realizados pelo CSI e pelo NIS em 2023, além de uma projeção dos investimentos para este ano. 

Em 2024, com o apoio da Academia Judicial, foram aprovados novos cursos de autoproteção para magistrados e servidores. Também está prevista a instalação de pórticos detectores de metais e scanners de bagagem nas comarcas, além da implantação do sistema global de videomonitoramento. 

O desembargador Sidney Dalabrida ressaltou a implantação do sistema global de videomonitoramento em sua primeira etapa, que incluiu a sede do TJSC e a comarca da Capital. A segunda etapa, que abrange as comarcas de entrância especial, tem previsão de se completar no próximo dia 19 de abril. Após sua integral instalação, o sistema contará com mais de 4.300 câmeras em todas as unidades judiciárias e administrativas do TJSC, além de botões de pânico em todas as salas de sessões, salas de audiência e Tribunais do Júri. 

Ao final, Dalabrida enfatizou que “o avanço em termos de segurança institucional no âmbito do Poder Judiciário se deve principalmente ao apoio prestado por todas as diretorias do TJSC e ao apoio incondicional da Academia Judicial”.

Além do presidente do TJSC e do coordenador do CSI/NIS, participaram da reunião a juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneghetti; o juiz-corregedor Laudenir Fernando Petroncini; o juiz representante da Associação dos Magistrados Catarinenses, Murilo Leirião Consalter; o chefe da Casa Militar, coronel Fábio José Martins; o chefe da Divisão de Inteligência do NIS, delegado Mauro Cândido dos Santos Rodrigues; e o chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos. 

Compareceram também à reunião o chefe da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no TJSC, coronel Deivid Nivaldo Vidal; o coordenador da Assessoria da Polícia Científica no TJSC, perito Fernando Luiz de Souza; o major Carlos Eduardo Steil Silva, da Divisão de Segurança Institucional; a diretora de Infraestrutura, Fernanda de Jesus; a diretora de Materiais e Patrimônio, Graziela Cristina Zanon Meyer Juliani; o diretor de Engenharia e Arquitetura, Everton William Tischer; e o diretor de Gestão Documental e Memória, Ricardo Albino França, além do secretário executivo da Academia Judicial, Alexandre dos Anjos, e do representante da Diretoria de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Righetto Moreira.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.