Voltar Conselho de Segurança Institucional do PJSC apresenta panorama da proteção institucional

O Conselho de Segurança Institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina (CSI/PJSC), sob a coordenação do desembargador Sidney Eloy Dalabrida, esteve reunido nesta quarta-feira (13/4) no Tribunal de Justiça. Na ocasião, o desembargador apresentou um panorama da segurança institucional do Judiciário catarinense e das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS). O magistrado apontou também os principais atendimentos realizados pela equipe de proteção, com destaque para os casos em que o emprego da inteligência digital permitiu a identificação do agente hostil.

O coordenador do CSI exibiu ainda os projetos de segurança institucional em andamento. Entre eles estão o videomonitoramento global do Poder Judiciário, além da aquisição de pórticos detectores e scanners RX para as unidades. Na sequência, Dalabrida passou o calendário dos cursos de autoproteção para 2022, bem como aprovou a realização pelo NIS de curso nacional de segurança de autoridades judiciárias, em proposta a ser encaminhada à Academia Judicial. 

O desembargador também cientificou os integrantes do CSI a respeito da disposição de, por meio do NIS, prestar integral apoio à Cevid (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar). O objetivo é criar um protocolo integrado para atendimento de magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica. O conselho aprovou igualmente a elaboração de termo de cooperação técnica com a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional do Ministério Público (MPSC), para a realização de ações integradas, cooperação técnica e compartilhamento de informações.

Ainda na reunião, o chefe da Casa Militar, Fábio Martins, demonstrou o protocolo de atuação em caso de manifestações sociais e outros levantamentos. Por fim, o desembargador Dalabrida sugeriu moção honrosa, que foi aprovada por unanimidade, em homenagem ao magistrado Gustavo Marchiori, que deixou a cadeira no CSI, “como reconhecimento por sua dedicação e inestimável colaboração para a construção e aprimoramento da atividade de proteção dos magistrados”.

Além dos integrantes do NIS e dos servidores do CSI, participaram da reunião o presidente do TJSC, João Henrique Blasi; a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann; o juiz-corregedor Marlon Negri; os representantes da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) – juízes Murilo Leirião Consalter e Marcelo Trevisan; a secretária jurídica Francini de Paula Martins Borges; o secretário jurídico do Gabinete da Presidência, Rafael de Mello; a diretora de Material e Patrimônio (DMP), Graziela Cristina Juliani; o diretor de Engenharia e Arquitetura (DEA), Everton Willian Tischer; e o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Daniel Moro de Andrade.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.