Voltar Constante melhoria é a meta da nova gestão de tecnologia do TJ ao completar 100 dias

O Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), por seus dirigentes, avaliam como positivo o balanço dos primeiros 100 dias de nova gestão. "Os resultados já obtidos neste breve período indicam um cenário futuro promissor, mesmo diante da maior crise econômica da história moderna do país", analisa o desembargador Túlio José Moura Pinheiro, presidente do CGInfo.

Ao lado do juiz de 2º grau Paulo Ricardo Bruschi, coordenador do conselho, e de Cassiano Reis, diretor da DTI, Moura Pinheiro tem como meta a constante melhoria da prestação dos serviços de TI e a consequente satisfação dos usuários. A implantação do processo eletrônico no 2º grau (Ipesg) é o principal projeto em andamento - já alcançou seu terceiro ciclo e avança para cumprir seu cronograma, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano. A partir daí, todos os novos processos distribuídos na Justiça catarinense tramitarão de forma eletrônica, com economia de recursos e maior agilidade na prestação jurisdicional em atenção à expectativa da sociedade.

Outro projeto de relevo foi a implantação das Centrais de Mandados Compartilhados, com atuação direta da Divisão de Sistemas Judiciais da DTI em conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça, antecipada em um mês em relação ao planejado. Elas têm por objeto permitir o compartilhamento de mandados entre todas as comarcas do Estado, com a emissão de cartas precatórias somente para casos específicos, como por exemplo inquirição de testemunhas e estudo social. Todos os mandados de processos físicos ou digitais terão o mesmo tratamento e seguirão pelo fluxo para a Central de Mandados competente, com redução do número de cartas precatórias e de consumo de papel e maior celeridade no cumprimento das determinações judiciais.

A instalação do novo sistema de proteção - Firewall, que objetiva reduzir o risco de invasões à rede de comunicação do PJSC e a suas bases de dados, a ampliação das linhas de comunicação com as comarcas e a modernização dos computadores dos servidores foram outras ações relacionadas à melhoria contínua da infraestrutura de TI, objetivo prioritário da gestão.

Avanços foram registrados também no desenvolvimento do processo de governança de TI, através de ferramentas como Planejamento Estratégico, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Planejamento das Contratações de TI. "São ações que objetivam apoiar a gestão, através da publicidade e transparência dos objetivos a serem alcançados, das ações a serem empreendidas, bem como dos resultados aferidos", explica Cassiano Reis.

Para o desembargador Túlio, as inovações tecnológicas proporcionam a otimização dos procedimentos e serviços oferecidos à sociedade catarinense e ao jurisdicionado. Conhecedor dos desafios que se impõem, o presidente do CGInfo exorta todos à participação no processo de construção colaborativa dos novos caminhos para o Judiciário de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Unsplash
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.