Voltar Controle por tornozeleira eletrônica marca abertura do Mutirão Carcerário de Blumenau

Sete reeducandos vão cumprir pena em residência

Sete reeducandos do Presídio de Blumenau tiveram instalados equipamentos eletrônicos em seus tornozelos e passarão a cumprir pena em regime domiciliar, monitorados de forma remota pelos agentes do sistema prisional. O ato marcou a solenidade de abertura do Mutirão Carcerário de Blumenau, realizado nesta manhã (15/9) no Salão do Júri daquela comarca, que contou com a presença de diversas autoridades - inclusive do desembargador Nelson Schaefer Martins, atual governador em exercício. "Congratulo-me com a desembargadora Salete Sommariva pelo trabalho apostólico e heroico que desenvolve à frente da Cepevid. Tanto o mutirão quanto a instalação das tornozeleiras eletrônicas remetem para um só objetivo, qual seja, resgatar a dignidade humana dos apenados do sistema prisional catarinense", discursou o governador.

 

Na condição de representante do Tribunal de Justiça, o desembargador Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça, reforçou as palavras do desembargador Nelson e enalteceu a qualificação dos magistrados envolvidos nos trabalhos do mutirão, a ser desenvolvido nas duas próximas semanas naquela comarca do Vale do Itajaí. "São todos experts em matéria penal", acrescentou. A desembargadora Salete, ao seu turno, explicou que juízes, assessores e servidores vão estar debruçados nas próximas semanas sobre a ficha individual de cada um dos 650 detentos da unidade prisional local, de forma a controlar e revisar as penas em processos e apreciar a possibilidade de concessão de benefícios previstos na Lei de Execuções Penais. Ela destacou ainda o clima de intensa parceria que marca os trabalhos da coordenadoria sob seu comando, tanto com órgãos do Executivo - estadual ou municipal - quanto com representantes da iniciativa privada.

 

Anunciou que as tratativas para desapropriação de uma área no bairro da Ponta Aguda, para construção do novo complexo prisional regional, estão adiantadas. O prefeito Napoleão Bernardes, presente ao evento, lembrou que desde que assumiu a administração municipal já promoveu a inserção de 40 egressos do sistema na companhia de urbanização de Blumenau. "Destes, até agora, já efetivamos oito, todos funcionários com destacada atuação e disciplina", explicou. A mesa de autoridades estava composta ainda pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Sady Becker Filho; o juiz Osmar Tomazoni, diretor do Foro; a promotora Jussara Maria Viana (MP) e o advogado Honório Nicolatti (OAB). O desembargador Jorge Luiz Borba, presidente da Comissão de Assuntos Prisionais do TJ, o desembargador substituto Jorge Luiz da Costa Beber e os magistrados lotados em Blumenau também prestigiaram a solenidade. 

 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.