Voltar Coordenador da Ceij participa de debate sobre atendimento socioeducativo

Participaram também MP, Sinase e Governo do Estado

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual da Infância e Juventude, participou hoje (24/9) de reunião que debateu o modelo de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. A audiência aconteceu no gabinete do governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, e teve a presença do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Júnior, do coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), vinculado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Cláudio Augusto Vieira da Silva, de representantes do Ministério Público e do juiz-corregedor Alexandre Takashima.

"Santa Catarina está investindo em médio prazo nas novas construções para restrição da liberdade, o que é um ponto positivo. O Estado entende que tem uma tarefa importante e urgente para resolver, e para isso precisa de cooperação entre Governo Federal, Governo Estadual e sistema de Justiça, que foi o que buscamos nessa audiência", explicou o coordenador do Sinase.

O secretário Sady Beck Júnior lembrou que uma das dificuldades para a construção de novos centros de atendimento socioeducativo é a resistência das próprias comunidades em receber uma estrutura com esse perfil, sendo necessário, muitas vezes, que o Governo do Estado recorra à Justiça para garantir o andamento das obras.

Entre medidas que precisam ser aprimoradas, a coordenação do Sinase apontou a oferta, dentro dos próprios centros socioeducativos, de cursos e treinamentos mais direcionados à realidade local e aos interesses dos internos, o que garantiria maior adesão dos adolescentes. Como iniciativa positiva já realizada em Santa Catarina, foi citado o Programa Novos Caminhos, resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O projeto oferece capacitação profissional e preparação a jovens de diferentes regiões do Estado (com informações da Secretaria de Estado da Comunicação /Secom).

Imagens: Jaqueline Noceti - Secom
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.