Voltar Corregedoria apresenta projeto Aprimorar para representantes da OAB de Santa Catarina

Objetivo é socializar projeto e buscar colaboração

O corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Luiz Cézar Medeiros, reuniu-se na tarde de ontem (20/8) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho, para apresentar o projeto Aprimorar. Também estavam presentes os juízes-corregedores Paulo Roberto Froes Toniazzo e Antônio Zoldan da Veiga, assim como o presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário da OAB/SC, César Winckler, e o presidente da Subseção da OAB de Concórdia, Anacleto Canan.

O projeto Aprimorar busca disponibilizar às unidades judiciais de primeiro grau uma ferramenta que auxilie magistrados e servidores na elaboração de um plano de gestão, a partir da análise de um conjunto de indicadores de desempenho e de práticas de referência.

O objetivo da apresentação foi mostrar com detalhes o projeto e destacar a importância da autoavaliação de desempenho e da implementação das boas práticas adotadas por unidades de referência como formas de tornar a atividade jurisdicional mais célere e efetiva. Para isso, a Corregedoria-Geral da Justiça buscou não apenas esclarecer os indicadores nas diversas fases do processo, mas também garantir a colaboração da OAB na identificação de práticas que possam trazer incremento da agilidade processual e na melhoria dos procedimentos de distribuição de petições iniciais e intermediárias.

O corregedor-geral de Justiça explicou que a ferramenta possibilita a identificação de causas de problemas e oportunidades de melhoria e, com isso, uma melhor gestão da unidade pelo juiz, o qual poderá acessar mais rápido as informações referentes ao andamento do conjunto de processos sob sua responsabilidade. "A avaliação não fica mais sujeita apenas a impressões subjetivas, e a evolução do processo pode agora ser medida e verificada", destacou o desembargador.

Os representantes da OAB ficaram entusiasmados com a iniciativa e levantaram algumas questões a respeito do projeto. O juiz-corregedor Paulo Roberto Toniazzo reforçou a ideia de que a base do projeto é a autoavaliação constante, apoiada por um conjunto de boas práticas que comprovadamente melhoram o desempenho das unidades judiciais. O aperfeiçoamento e a implementação de novas boas práticas ficarão sujeitos à imprescindível colaboração dos advogados catarinenses em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Imagens: Heloisa Medeiros / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.