Voltar Criatividade para driblar a crise garante nova unidade para Comarca de Concórdia

Juizado Especial inicia trabalho com 5 mil ações

Criatividade, racionalização de serviços e compreensão e colaboração de magistrados e servidores. Esta é a receita, explicou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, para driblar o esgotamento da capacidade de expansão dos recursos públicos e garantir a ampliação dos serviços do Judiciário. "Somente desta forma foi possível estar aqui para instalar o novo Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Concórdia", afiançou, ao comandar a solenidade que oficializou a quinta unidade jurisdicional da comarca do Meio-Oeste catarinense, na tarde desta sexta-feira (18/9).

O Juizado, que nasce  com 5 mil processos oriundos de duas varas cíveis e uma criminal já existentes, passa a atuar com parte de seu staff recrutado junto às demais unidades, em acerto que recebeu o aval dos juízes e técnicos envolvidos. Para o presidente, não se trata propriamente de uma nova vara ou unidade. "É uma nova mentalidade, um novo modelo, baseado na necessidade de produzir mais com menos gente e recursos", disse.

O juiz Samuel Andreis, diretor do Foro, acredita que o Juizado auxiliará no aceleramento da prestação jurisdicional, em uma comarca que registra em média o ingresso de 930 novas ações mensalmente. "Temos que estimular o consenso e reduzir as formalidades; os Juizados vem ao encontro disso", afirmou o magistrado. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Cezar Medeiros, frisou também a importância do Judiciário poder contar e estabelecer parcerias com outras instituições e entidades, com destaque para o meio acadêmico e os advogados em geral. "O futuro da justiça e da paz social em nossa sociedade passam pela filosofia dos juizados, ao privilegiar a informalidade e a busca pela cultura da conciliação", comentou.

Lembrou ainda que resgata um compromisso pessoal firmado junto â comunidade local com a implantação do JEC. O desembargador Sérgio Rizello, natural de Concórdia e que iniciou sua carreira na cidade, e o juiz de 2 Grau Volnei Celso Tomazini, que também judicou na comarca em sua trajetória no 1 Grau, prestigiaram a solenidade, ao lado de demais autoridades dos executivo e legislativo estadual e municipal, ministério público, OAB, juízes, assessores e técnicos locais. O novo Juizado possui cerca de 60% do seu acervo em meio digital.

Imagens: Hermes Bezerra / Divulgação TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.