Voltar 'Crush Perfeito' é apresentada para mais de 3,5 mil estudantes da rede pública de BC  

Alunos e alunas do Ensino Médio e Adulto (Ceja) de escolas estaduais da comarca de Balneário Camboriú tiveram um primeiro contato com a cartilha "Crush Perfeito", criada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Mais de 3,5 mil estudantes de cinco escolas estaduais foram apresentados nas últimas semanas ao material, que, com uma linguagem descontraída e direta e questões reflexivas, ajuda a pessoa a perceber se está ou não em um relacionamento abusivo.

Palestra com policiais civis.
 

O projeto já havia sido aplicado na comarca de Camboriú, quando mais de 10 mil estudantes foram instruídos sobre a temática. Em Balneário Camboriú, a ação ocorreu mediante parceria entre o Poder Judiciário, a OAB de Balneário Camboriú, a Polícia Civil e a Coordenadoria Estadual de Educação, através do Núcleo de Prevenção de Violências.

As palestras foram ministradas pela juíza Camila Coelho, titular da Vara da Família, Infância e Juventude da comarca de Balneário Camboriú; pelo juiz Adilor Danieli, titular da Vara da Família, Órfãos e Sucessões da comarca de Balneário Camboriú, por policiais militares da Rede Catarina de Balneário Camboriú e Camboriú; psicólogos da Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (DPCAMI) de Balneário Camboriú; e advogadas das subseções de Balneário Camboriú e Camboriú.

Palestra.
 

A magistrada destaca que “as palestras realizadas abriram um importante espaço para diálogo e reflexão com os estudantes sobre relacionamentos saudáveis, sobre como identificar relacionamentos abusivos e evitar futuras violências, nas suas variadas formas, no âmbito familiar”. Ela ainda observa que “a educação é a maneira mais efetiva para a prevenção”.

Neste mês de outubro, as palestras em Balneário Camboriú se estenderão para a rede municipal de ensino, com alcance superior a 6 mil alunos e alunas a partir do 5º ano do ensino fundamental. A coordenadora honorária da Cevid, desembargadora Salete Silva Sommariva, e a juíza Naiara Brancher, colaboradora da Cevid, devem integrar a programação da nova etapa.

Responsáveis pelo projeto.
 

Conforme a advogada Kátia Quintanilha Soares, coordenadora do projeto OAB por Elas em Camboriú, que idealizou o trabalho em Balneário Camboriú, para a próxima etapa será realizada novamente uma reunião a fim de apresentar o material e explicar a importância da aplicação da Lei n. 14.164, que alterou as diretrizes da educação e inseriu o tema da violência doméstica no currículo escolar. “Sabemos o quão importante é despertar as pessoas para as violências a que muitas mulheres ainda são submetidas, e através da educação tentar a mudança dos índices, que ainda são muito altos”, ressalta.

Imagens: Divulgação/OAB de Camboriú
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.