Voltar CSI quer usar tecnologia a favor da segurança nas dependências do Poder Judiciário

O Conselho de Segurança Institucional (CSI) do Tribunal de Justiça, em atenção ao seu planejamento de ampliar as condições de trabalho de magistrados e servidores do Judiciário de Santa Catarina, investe em soluções de tecnologia capazes de dirimir riscos aos colaboradores e usuários dos ambientes forenses. O gabinete do desembargador Altamiro de Oliveira, coordenador do CSI, localizado no 7º andar da Torre I do TJ, experimenta neste momento um sistema de identificação visual e biométrico para controlar o acesso em suas dependências.

Dois compactos aparelhos instalados na parte externa do gabinete, ao lado da porta de entrada, servem de forma complementar para disciplinar a entrada no ambiente. Magistrado, assessores, servidores e estagiários daquele gabinete, devidamente cadastrados, ingressam na sala através da leitura visual de suas faces ou, ainda, através da oposição das respectivas impressões digitais nos leitores. Visitantes, após acionar um sinal sonoro, são visualizados pela recepção e recebem a autorização para acesso, com o destravamento da porta.

O sistema estará em uso por mais um tempo, de forma que é possível visitá-lo e conhecer suas peculiaridades. Além do quesito segurança, ele também promove o controle e fornece relatórios que auxiliam na questão da frequencia dos colaboradores. Por outro lado, prossegue a utilização de um scanner para bolsas, mochilas, maletas e valises, instalado no acesso ao Fórum Central da comarca da Capital, em equipamento adquirido em comodato temporário. Futuramente, ambos os aparelho poderão ser adotados como opção de segurança para implantação gradativa nas demais comarcas catarinenses, mediante procedimento licitatório.

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.