Voltar Curso apresentará rede de proteção à mulher a professores da Grande Florianópolis
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça promove no próximo dia 17, das 14h às 17h, a segunda etapa do curso de capacitação sobre violência doméstica voltado para professores e diretores da rede pública de ensino (estadual e municipal) da Grande Florianópolis. Em razão do aumento no número de participantes - de 60 para pelo menos 250 pessoas -, o encontro será realizado no Pleno do TJ.
 
A programação inclui palestra da enfermeira da Secretaria de Saúde de Florianópolis Caroline Schweitzer, das 14h às 15h30min, com o tema "Atendimento às mulheres em situação de violência - acolhimento e rede de atenção". A palestrante foi coordenadora da Rede de Atenc a o a" Viole ncia Sexual de Floriano polis e coordenadora municipal da Sau de da Mulher. Também atuou na coordenação geral da sau de das mulheres no Ministe rio da Sau de.
 
Na sequência, os profissionais da educação vão conhecer o programa "Rede Catarina", desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Já em funcionamento em São José, a iniciativa objetiva direcionar esforços por parte da corporação no combate e prevenção à violência doméstica, particularmente contra as mulheres. O programa está estruturado em três eixos: ações de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica.
 
A rede foi idealizada a partir de práticas bem-sucedidas em todo o território nacional e em Santa Catarina, como na cidade de Chapecó com o "Guardião Maria da Penha", que também já existe em Florianópolis (no norte da Ilha), Santo Amaro da Imperatriz e Lages, entre outros municípios. "A Rede Catarina de proteção à mulher transcende os programas e projetos de patrulha Maria da Penha, pois é mais que uma patrulha, é mais que uma ronda de fiscalização de medidas protetivas. O programa é, de fato, a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que vai dar voz e dignidade a elas a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma simples e efetiva", ressalta a desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cevid.
 
Denominada "Formar para transformar", a série de encontros com os profissionais que atuam na área da educação na Capital e região é uma iniciativa da Cevid em parceria com as Secretarias de Educação (estadual e municipais), e tem como objetivo preparar diretores e professores para lidar com o tema da violência doméstica junto aos alunos em sala de aula. Ao todo serão cinco encontros mensais até fevereiro de 2019, quando então será lançado um concurso em que crianças e adolescentes vão produzir desenhos e vídeos sobre o assunto. A divulgação dos vencedores e a entrega da premiação estão previstas para o mês de agosto do ano que vem.
 
Imagens: Alex Cavalcante/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.