Voltar Dados atualizados da pandemia são analisados pelo Comitê de Acompanhamento da Covid-19

A atualização dos cenários em relação à disseminação do novo coronavírus em Santa Catarina pautou mais um encontro das instituições que integram o Comitê Interinstitucional de Acompanhamento da Covid-19, em reunião realizada por videoconferência nesta quinta-feira (2/7), sob a liderança do presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler.

O grupo analisou painéis com dados recentes e projeções que dizem respeito à curva de contágio da doença e à taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado. É com base nesses indicadores que o Judiciário estabeleceu critérios para orientar o retorno gradual às atividades presenciais. Os cenários foram detalhados pela médica e diretora de Saúde do PJSC, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, com o apoio da assessora jurídica do Núcleo II da Corregedoria, Ramila Rossa.

Graciela observou que a exposição ao vírus tem reflexos em um intervalo de até três semanas, situação que pede projeções antecipadas dos números correspondentes a esse período. "Precisamos contar com leitos disponíveis. Se observarmos uma ocupação alta, seria uma preocupação porque dentro de duas a três semanas a situação poderia estar pior", exemplificou.

O presidente Ricardo Roesler observou que, conforme determinado em resolução já publicada, há uma previsão de retorno gradual às atividades presenciais a partir do próximo dia 3/8. Essa previsão, lembrou Roesler, pode ser revista em data próxima. "Havia uma expectativa, uma incerteza. Mas agora há previsão, com a resolução, de uma possibilidade de retorno gradual. Um retorno seguro, naturalmente, que vai ser redimensionado a partir de 15 de julho", anunciou.

Também presente na videoconferência, o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, destacou a confiabilidade do modelo epidemiológico e dos critérios adotados pelo Judiciário para a futura retomada das atividades presenciais. "Tenho certeza de que o Poder Judiciário de Santa Catarina uma vez mais desponta como uma referência porque tem um arsenal de informações importantes à disposição para a tomada de decisão", enalteceu.

Instituições cumprimentam medidas pós-ciclone

As consequências do ciclone que atingiu Santa Catarina entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta também foram repercutidas pelos integrantes do Comitê Interinstitucional. O presidente Ricardo Roesler observou que algumas unidades do Judiciário pelo Estado sofreram avarias estruturais em razão dos fortes ventos, mas não houve registro de pessoas feridas. Em atenção aos pleitos suscitados após a ocorrência do fenômeno, destacou Roesler, foram suspensos os prazos judiciais de 30 de junho a 5 de julho, com exceções previstas em ato normativo.

A medida recebeu cumprimentos de todas as instituições que compõem o comitê. "Agradecemos a sensibilidade pela suspensão dos prazos. Estávamos todos muito angustiados e o Tribunal foi muito sensível, inclusive foi além do nosso pedido. Isso dá uma tranquilidade muito grande a todos que estavam angustiados com o cumprimento dos prazos", manifestou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. "Tivemos uma dificuldade muito grande de continuar prestando o serviço de forma remota, então para nós também foi uma solução muito importante", acrescentou o defensor público-geral do Estado, João Joffily Coutinho.

As manifestações de gratidão foram compartilhadas pelo presidente do TJSC. "A gratidão é um sentimento de unidade, que envolve a todos. Esse é um verdadeiro time multi-institucional. A gratidão é de todos, principalmente em um momento como este, vivido em decorrência do ciclone", concluiu.

Também participaram da reunião o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; o desembargador Salim Schead dos Santos, 3º vice-presidente; e o desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, além de juízes auxiliares da Presidência, da Corregedoria, diretores, assessores e demais representantes das instituições que integram o Comitê.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.