Voltar Definida data para lançamento do livro sobre a vida do desembargador Aluizio Blasi

"Foi um misto de desafio profissional e momentos de muita emoção. A história dele mostra muito bem o idealismo e a sua dedicação à causa pública, à educação, ao Direito e à Justiça". Assim o jornalista Moacir Pereira define a experiência de escrever a biografia do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Aluizio Blasi, falecido em setembro deste ano. A obra será lançada no próximo dia 11 de dezembro, às 19h, no auditório da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), em Florianópolis.

A data foi definida na manhã de hoje (20/11), num encontro na sede do Tribunal entre o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço; o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; a advogada e filha do homenageado Ana Cristina Blasi; e o próprio autor do livro, publicado pela Dois por Quatro Editora. Além da OAB e do TJ, o lançamento contará com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej).

Desembargador, advogado e professor, Aluizio Blasi foi presidente da OAB e um dos fundadores da UFSC. Teve participação expressiva no processo de federalização da Faculdade de Direito, tendo sido braço direito do reitor João David Ferreira Lima, que liderou o processo de criação da Universidade Federal de Santa Catarina. "Ele deixou um legado que beneficia a todos nós. Ele exerceu a advocacia, foi presidente da OAB, foi desembargador e um dos criadores da UFSC. Então, tanto na atividade acadêmica, na advocacia quanto na magistratura, teve uma carreira extraordinária e deixa um legado impressionante. E, agora, o jornalista Moacir Pereira fez uma pesquisa exaustiva e escreveu um grande livro sobre a vida do desembargador Aluizio Blasi. Este ano encerro a minha gestão e quero terminar com este grande ato, com esta justa homenagem", ressaltou o presidente da OAB/SC.

Uma das filhas de Aluizio Blasi, a advogada Ana Blasi destaca a importância da homenagem para os familiares e amigos. "É difícil falar o que todos nós estamos sentindo. É uma mistura de emoções. Tristeza porque faz tão pouco tempo que ele faleceu. E ao mesmo tempo júbilo, pela vida bonita que ele teve, pelas conquistas e pelo papel que ele exerceu dentro da sociedade catarinense. São inúmeros os legados, mas podemos destacar a participação dele na criação da UFSC, que hoje é polo tanto em Florianópolis quanto em todo o Estado, junto com o reitor à época, João David Ferreira Lima", assinalou.

O autor, por sua vez, destaca a emoção de ter acompanhado de perto a trajetória de Aluizio Blasi. "À medida que ia obtendo dados para a pesquisa, as atas que ele redigiu, os discursos, textos de fundação da UFSC, os esforços que ele empreendeu, enfim, todo o trabalho monumental que ele realizou para a federalização, instalação e modernização da UFSC, sempre sob a liderança do seu grande amigo, o reitor Ferreira Lima, isso representou para mim uma retrospectiva da minha própria vida, pois acompanhei isso tudo de perto, como jornalista e depois como funcionário da universidade, onde, por exemplo, encontrei a minha esposa, com quem estou há 49 anos. Então foram muitas emoções. As pessoas que não o conheceram e que me derem a honra de ler este livro vão ter ali um paradigma excepcional sobre o que é o exercício efetivo da cidadania. Ele foi um exemplar homem público, um homem de família excepcional, um verdadeiro cidadão. Ele voltou toda a sua vida para construir a UFSC. Santa Catarina é uma antes e outra completamente diferente depois da criação da nossa Universidade Federal. Ele mostrou que educação e justiça são os verdadeiros pilares da cidadania", sublinhou Moacir Pereira.

Imagens: Douglas Schreiber/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.