Voltar Des. Blasi constata êxito ao visitar Mutirão da Conciliação da Vara da Família de Itajaí

O Mutirão de Conciliação da Vara da Família da comarca de Itajaí, em seu terceiro dia de atividades e com registro até agora de 90% de êxito em suas audiências, recebeu nesta tarde (27/09) a visita do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi. Ele foi recepcionado pelo coordenador do evento, juiz Adilor Danieli, também titular daquela unidade. O mutirão seguirá até a próxima sexta-feira (29/09).

Informado sobre os índices parciais registrados até agora, o presidente do TJ manifestou sua satisfação com o evento. “Iniciativa importantíssima, com resultados excelentes ao longo destes três primeiros dias, com um percentual mais do que considerável, diria até espantoso, de 90% de conciliação nos processos pautados”, avaliou o desembargador Blasi.

Visita a Vara da Família da comarca de Itajaí.
 

Na opinião do magistrado, é importante investir e buscar cada vez mais mecanismos para conciliar e mediar, no sentido de tornar a tramitação dos processos o mais rápido possível. Na conciliação, acrescentou, é possível ver a materialização da prestação jurisdicional. “Processos que poderiam levar meses ou anos, acabam resolvidos rapidamente com uma boa mediação”, explicou.

O juiz Danieli também demonstrou toda sua satisfação com os resultados parciais obtidos. ”Poder dar essa resposta ao jurisdicionado e também à comunidade jurídica é muito interessante. Porque nada melhor do que um acordo. Geralmente o juiz decide o mérito do processo, mas nem sempre resolve para as partes. Como cada uma delas conhece a sua realidade, a sua vida, conhece o convívio que tiveram, nada melhor do que elas conversando e estabelecendo um acordo para dar seguimento as suas vidas”, observa.

Visita a Vara da Família da comarca de Itajaí.
 

Para a advogada Ana Lúcia Pedroni, que há mais de 30 anos atua na área da Família e Sucessões na região, o mutirão é um sucesso total, de fundamental importância para todos, advogados, jurisdicionados, juízes e familiares. “Eles terão as suas lides resolvidas de forma muito mais célere, mais rápida e de acordo com cada uma das partes, que entendemos ser sempre a melhor solução a ser dada, do que aquela que vem de uma sentença judicial. Esse mutirão, ele vai resolver muitos processos que estava parados na Vara da Família de Itajaí e consequentemente diminuir o número de espera para a realização de audiências, para a solução destes conflitos”, conclui.

Para o Mutirão de Conciliação da Vara da Família estão previstas aproximadamente 450 audiências, que ocorrerão simultaneamente em nove salas da universidade. O evento será realizado até sexta-feira (29) nas dependências do Escritório Modelo de Advocacia (EMA) da Univali, situado no Fórum Universitário da comarca, o antigo prédio do fórum.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.