Voltar Des. Francisco O. Neto participa de encontro no RJ que reúne presidentes de TJs de todo o país

Des. Francisco O. Neto
 

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, está no Rio de Janeiro-RJ, onde participa da 10ª edição do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento teve início nesta quarta-feira (13/3), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e prossegue até o próximo sábado (16).

A cerimônia de abertura, realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, reuniu 23 presidentes de tribunais estaduais e autoridades dos demais poderes. Durante os dias de evento, os magistrados irão abordar temas de interesse do Poder Judiciário, como cooperação entre os tribunais, inclusão digital e gestão eficiente, além de compartilhar experiências e boas práticas. “Este encontro é um marco de suma importância para o fortalecimento da cooperação e do diálogo entre nossos tribunais. É uma ocasião singular para debatermos experiências, compartilharmos desafios e buscarmos, conjuntamente, soluções para os dilemas que enfrentamos”, declarou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

O presidente do Consepre, desembargador Carlos França, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para a Justiça estadual debater temas importantes e buscar melhorias. “Vamos levar para nossos estados, após o evento, as experiências que deram certo em outros tribunais. A troca de ideias serve de engrandecimento para o Poder Judiciário. Essa parceria entre os tribunais é fundamental, e quem ganha é a sociedade”, pontuou França.

O presidente do TJSC também destacou a importância do encontro para a troca de ideias e compartilhamento de boas práticas adotadas pelos tribunais, com foco na melhoria da prestação jurisdicional. “É um encontro para troca de experiências. Os tribunais de justiça dos estados têm questões de âmbito nacional, em repetição, que merecem um tratamento uniforme. Todos nós compomos o sistema de justiça brasileiro, o Poder Judiciário é um só, de modo que todos os problemas e soluções que nós temos são questões que transcendem o Estado da Federação. E o encontro do Consepre é relevante justamente para que a gente possa aprofundar e debater os temas importantes para o Poder Judiciário nacional”, ressaltou o desembargador Francisco Oliveira Neto.

Consepre

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.