Voltar Des. Newton Trisotto retorna ao TJSC após concluído período de convocação no STJ

Destacada atuação na magistratura nacional

Depois de mais de um ano de trabalho, na condição de ministro convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador Newton Trisotto retorna ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele atuava na vaga derivada da aposentadoria de Ari Pargendler que, em solenidade em Brasília na noite de quarta-feira (30/9), passou a ser ocupada pelo ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. No STJ , Trisotto atuava na 5ª Turma, com competência em matéria penal, onde registrou destacado protagonismo em processos de grande repercussão.

Os ministros que com ele conviveram na 3a Seção do STJ, em reiteradas oportunidades, enalteceram sua inteligência atilada, firmeza de caráter e honestidade de propósitos. Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, Trisotto alia a sólida formação jurídica à larga experiência de 40 anos de magistratura. "São circunstancias que o credenciam como julgador completo dotado de acentuada sensibilidade humana", manifestou Schaefer Martins.

Em julho deste ano , Trisotto foi homenageado por lideranças institucionais e comunitárias da comarca de Concórdia.Na oportunidade, afirmou que o espaço em que o magistrado melhor interfere no destino das pessoas é nas comarcas, em sua atuação no 1ª Grau, pois ali pode mais adequadamente avaliar os dramas humanos e as circunstâncias dos fatos.

Ex-professor universitário de Direito Civil, a partir de hoje (1º/10), Trisotto assume na 2ª Câmara de Direito Civil do TJ, com competência em direito privado. Antes de sua convocação pelo presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, o magistrado integrava a 1ª Câmara de Direito Público do TJ, onde permaneceu por mais de oito anos. 

Imagens: Arquivo/TJ-STJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.