Voltar Des. Zoldan implementa Cejusc Virtual para manter atendimentos durante pandemia

As circunstâncias impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) levaram o responsável pela Coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador Antonio Zoldan da Veiga, a determinar a implementação, excepcionalmente, do Cejusc Virtual para atender aos jurisdicionados de todo o Estado durante o período de quarentena.

Trata-se dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos.

Assim, as atividades poderão ser realizadas por meio de videoconferência e WhatsApp entre outros recursos tecnológicos, uma vez que os conflitos sociais não param em meio à pandemia. Neste primeiro momento, a secretaria da Cojepemec irá coordenar o projeto do Cejusc Virtual a fim de acolher as demandas e direcioná-las ao Cejusc da região correspondente, buscando assim preservar os elos do cidadão com sua comarca. Além dos Cejuscs instalados no Estado, diz o coordenador desembargador Zoldan, qualquer unidade do Judiciário também poderá fazer solicitações ao Cejusc Virtual.

Embora o momento seja desafiador para toda a sociedade, o desembargador destaca a adesão às novas ferramentas como um ponto positivo das alternativas buscadas em meio à crise. "O Cejusc Virtual traz a visão de que isso é possível. Como a própria Cojepemec administra a iniciativa, há uma segurança maior para os magistrados, servidores, partes e conciliadores", reforça. Orientações já foram repassadas aos secretários das unidades de Cejusc por meio de videoconferência. A equipe da Cojepemec também deverá elaborar um manual de procedimentos e ficará à disposição para eventuais necessidades. Os contatos podem ser feitos pelo cejusc.virtual@tjsc.jus.br.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.