Voltar Desa. Rosane Wolff e professora Josiane Veronese lançam hoje 'Infâncias Roubadas'

A desembargadora Rosane Portella Wolff e a professora Josiane Rose Petry Veronese lançam nesta terça-feira (11/4), às 17h30, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o livro "Infâncias Roubadas", da Habitus Editora.

A obra é uma coletânea de artigos sobre a realidade das crianças destituídas de seus direitos, roubadas em sua essência de seres humanos em processo de desenvolvimento. Além das organizadoras, assinam o livro professores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras instituições de ensino.

No prefácio, as autoras salientam que a obra enfrenta o desafio de unir o direito e a literatura, com um recorte que perpassa temas espinhosos como racismo, preconceito e tantas outras discriminações. Aborda ainda, no texto da desembargadora Rosane, o direito das crianças indígenas. “Uma nação que compreenda o sentido de povo jamais poderá desconsiderar as comunidades tradicionais”, afirma.

Apesar dos avanços extraordinários na legislação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a coletânea evidencia as fragilidades e as vulnerabilidades de milhões de crianças e adolescentes que têm seus direitos usurpados. “Que este mergulho na literatura em sua relação com o direito nos mobilize”, espera a professora Josiane.

Segundo as organizadoras, “a conformidade e a naturalização das múltiplas formas de violência apontam que ainda estamos longe de compreender o que é um verdadeiro processo civilizatório, pois, na medida em que a dor do outro não mais me pertence, nos perdemos enquanto seres humanos”. A obra será disponibilizada em e-book e na forma impressa.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.