Voltar Desa. Salete anuncia programação para a 2ª etapa da campanha Justiça pela Paz em Casa

Ela pediu engajamento dos demais desembargadores

A desembargadora Salete Sommariva, coordenadora estadual de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid), aproveitou a abertura da sessão administrativa do Pleno, nesta manhã (15/7), para promover a divulgação dos trabalhos em andamento para a segunda etapa da campanha Justiça pela Paz em Casa, cujas atividades vão se concentrar na primeira semana de agosto, entre os dias 2 e 7.

No dia 2, em Florianópolis, atletas das equipes do Figueirense e Ponte Preta-SP devem entrar no gramado com camisas alusivas à campanha e com elas permanecerão até o encerramento da execução do hino nacional. Já no dia 3, segunda-feira, haverá solenidade de abertura oficial, com palestras e atividades culturais no próprio auditório do Pleno.

Além da semana marcada por diversas outras iniciativas, o encerramento acontecerá em evento público no Largo da Catedral. A desembargadora Salete, em sintonia com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, idealizadora da campanha, realiza também tratativas e promove interação com outros poderes e instituições em busca de melhores condições de atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina.

A magistrada acredita que ainda neste ano será possível implantar a Casa da Mulher Brasileira na Capital. Financiado com recursos federais, o equipamento agrupa em única sede diversos serviços de apoio e atendimento ao público feminino em situação de risco. Somente três Estados já possuem uma unidade da Casa da Mulher.

A desembargadora transita também com desenvoltura na área da educação, com propostas até agora bem-aceitas pelos dirigentes do setor em âmbito estadual. A primeira delas trata da inclusão de matéria sobre os direitos das mulheres na grade curricular das primeiras séries no Estado. A segunda prevê a realização de um concurso direcionado para estudantes do Estado sobre a violência contra a mulher. Os melhores trabalhos serão agraciados com prêmios ao final do ano.

O esforço integra o programa de gestão do desembargador Nelson Schaefer Martins na área de atenção a políticas públicas. A desembargadora e sua equipe da Cepevid promovem ainda um levantamento estadual, através de reuniões em comarcas polos, para identificar a estrutura das unidades jurisdicionais especializadas no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em Santa Catarina. O objetivo é promover um diagnóstico para encaminhamento ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Imagens: Arquivo/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.