Voltar Desembargador Rodrigo Collaço participa da 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional

O governador do Estado em exercício, desembargador Rodrigo Collaço, participou nesta semana da 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, que mais uma vez ocorre em Florianópolis. O evento, realizado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, norte da Ilha, tem como propósito apresentar os produtos fabricados por detentos em prisões de todo o país. Nos estandes estão expostos desde cortinas, estofados e mobiliário em madeira até cadeiras para consultórios de odontologia.

Em seu discurso, Collaço destacou o desempenho de Santa Catarina no trabalho de ressocialização desenvolvido nas unidades prisionais do Estado. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SJC), cerca de 31% da população carcerária catarinense trabalham dentro dos presídios. "Oferecer uma oportunidade de trabalho é resgatar a dignidade e apostar na capacidade do ser humano em se tornar uma pessoa melhor", expressou Collaço.

Outra iniciativa que estimula a ressocialização e colhe bons resultados é o projeto "Despertar pela Leitura". Os presos com bom comportamento podem retirar livros e ficar com eles durante 21 dias. Após esse período, são submetidos a uma prova escrita sobre a obra. Se aprovados, a cada livro lido recebem redução de três ou quatro dias de pena.

Imagens: Divulgação/Secom
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.