Desembargadora Rosane Wolff incentiva empresários a contratar jovens do Novos Caminhos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Ceij
A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e Juventude (Ceij) e coordenadora do programa Novos Caminhos no Tribunal de Justiça, participou na tarde desta sexta-feira (16/8) da audiência pública sobre "Promoção e Efetivação da Aprendizagem Profissional em Santa Catarina". O evento, no auditório da Unisul, em Palhoça, foi promovido em conjunto pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.
A magistrada teve convite formulado para palestrar sobre o programa Novos Caminhos, que, em parceria com a Fiesc, AMC, Fecomércio, OAB-SC, MP-SC, Fesag e ACM, oferece oportunidades de aprendizagem profissional para jovens e adolescentes acolhidos em abrigos no Estado. "Vim apresentar o programa como alternativa para as empresas que encontram dificuldades em cumprir as cotas de aprendizagem; quem sabe elas possam oportunizar vagas aos adolescentes em acolhimento", explica a magistrada.
Segundo dados do MPT-SC, empresários da Grande Florianópolis, especialmente dos municípios de Palhoça e São José, preenchem somente 30% das cotas de aprendizagem profissional. De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos na modalidade de aprendiz. Para os aprendizes com deficiência não há limite máximo de idade. As cotas variam de 5% a 15% por estabelecimento, excluídas as funções que não entram para o cálculo da cota de aprendizagem.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)