Voltar Desembargadores Sérgio Baasch Luz e Vanderlei Romer tomam posse no TRE-SC

Solenidade aconteceu no auditório do TCE

Uma cerimônia realizada na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, no centro de Florianópolis, marcou a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, e de seu vice-presidente e corregedor, desembargador Vanderlei Romer.

O desembargador Romer, em seu último discurso como presidente do TRE-SC, agradeceu a todos os que com ele trabalharam durante o ano em que esteve na presidência, e recordou os desafios e projetos desenvolvidos com êxito. "O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina estará nas ótimas mãos do desembargador Sérgio. Desejo a ele pleno sucesso na missão que hoje assume, e que Deus traga sempre muitas alegrias e saúde", concluiu.

Após assinar o termo de posse como presidente do TRE-SC, o desembargador Sérgio Baasch Luz expressou sua imensa gratidão ao assumir o cargo e destacou que realiza um sonho pessoal. "A experiência como juiz eleitoral das diversas comarcas me ensinou precocemente duas lições. A primeira é que o magistrado, para fazer prevalecer a democracia, deve ser um conciliador e não um mero aplicador das leis. A segunda lição refere-se à parte administrativa e operacional da Justiça Eleitoral. O segredo para o sucesso das eleições está em realizar os preparativos para o pleito com antecedência", destacou o novo presidente.

Entre os projetos a serem executados durante sua presidência, Baasch Luz se comprometeu a cumprir todos os prazos para a próxima eleição; expandir o cadastramento biométrico por todo o Estado; reavaliar a estrutura orgânica do Tribunal; implantar a rede extranet; readequar as zonas eleitorais do Estado; e ampliar as ações institucionais da Escola Judiciária Eleitoral.

Currículo do novo presidente
O novo presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, desempenhou no último ano o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 1975.
Magistrado desde 1981, Baasch Luz atuou como juiz de direito nas comarcas de São Carlos, Maravilha, São Miguel do Oeste, Chapecó e Capital. Em 2000, passou a exercer o cargo de desembargador substituto e, em 2002, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Atuou também como juiz eleitoral no TRE-SC e diretor da Academia Judicial nos anos de 2008 e 2009.

Currículo do vice-presidente e corregedor
Natural de Videira (SC), Vanderlei Romer, 69 anos, acaba de sair da presidência do TRE-SC - sua posse aconteceu em 5 de fevereiro de 2014. Romer formou-se em Direito na Fundação Universitária de Blumenau (Furb).
No campo profissional, trabalhou como bancário, contabilista e advogado. Ingressou na magistratura como juiz substituto em 13 de abril de 1977, em Palmitos, passando a juiz titular em 1979, em Tangará. Atuou ainda nas comarcas de Rio do Sul, Xaxim, São Joaquim, São Francisco do Sul, Tubarão e Joinville. Em 1996, ascendeu ao Tribunal de Justiça, tornando-se desembargador em 2001.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE-SC

Imagens: Divulgação/TRE-SC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.