Voltar Despedida ao desembargador Salim, da 2ª Câmara Comercial, reúne familiares e amigos

Última sessão colegiada do desembargador Salim Schead.
 

A emoção tomou conta da sessão desta terça-feira (14) da 2ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Após 42 anos e dois meses de dedicação integral ao Judiciário catarinense, o desembargador Salim Schead dos Santos participou de sua última sessão colegiada. Isso porque ele já formalizou o pedido de aposentadoria, cujo deferimento deverá ocorrer na próxima sessão do Órgão Especial, prevista para 20 de novembro. A solenidade com dezenas de desembargadores e desembargadoras contou também com a presença do presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira.

Última sessão colegiada do desembargador Salim Schead.
 

As homenagens foram comandadas pelo presidente da 2ª Câmara de Direito Comercial, desembargador Robson Luz Varella. “Hoje é um dia muito especial, singular e meritório. Digo isso pela grandiosidade da pessoa homenageada, que guarda na sua essência um senso de justiça e altruísmo muito latente e notório, onde a capacidade de transbordar amor e grandura é simplesmente extraordinária. Reservei algumas palavras ao querido desembargador Salim, que hoje se despede das suas funções”, anotou Robson Varella.

Os assessores e as assessoras do desembargador Salim Schead dos Santos marcaram presença, assim como a filha Fernanda Schead dos Santos Schmitt, que é analista jurídica lotada na Presidência do TJSC. O homenageado ainda tem a filha Juliana Schead Nader, também servidora do Judiciário catarinense, lotada na comarca de Concórdia. 

Última sessão colegiada do desembargador Salim Schead.
 

“Vossa excelência é exemplo de pai, exemplo de amigo, exemplo de companheiro, exemplo de magistrado que, com certeza, fará com que muitos de nós aqui continuemos a nos inspirar na sua forma de ser, nesse grande coração. Vossa excelência é um homem de grande coração. Vossa excelência é um homem que sempre busca fazer o bem, sempre conectado à atividade, ligado a Deus, conectado ao catolicismo, ligado à família. Sua esposa, Sônia, certamente deve estar um pouco triste, mas também feliz porque vossa excelência terá ainda mais tempo para dedicar a ela. Então, desejamos que o desembargador seja muito feliz daqui para frente, nesse novo período da vida, como merece. Muito obrigado, vossa excelência”, destacou o presidente do TJSC.

Presidente do TJSC e o desembargador Salim.
 

Salim ingressou na magistratura catarinense em setembro de 1981. O desembargador passou pelas comarcas de São Lourenço do Oeste, Seara, Caçador e Lages. Em outubro de 2003, o magistrado foi promovido ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça. O magistrado também se destacou como ouvidor judicial por dois mandatos, presidiu o Núcleo de Conciliação do TJ e comandou, alçado por eleições no Órgão Especial, a Corregedoria-Geral Extrajudicial (2015/2016) e a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça (2020/2022).

Última sessão colegiada do desembargador Salim Schead.
 

“Eu agradeço a Deus por ter dado esta oportunidade, nestes últimos 40 anos, de ter servido ao Poder Judiciário de Santa Catarina, um dos mais reconhecidos no Brasil pela qualidade do seu trabalho, pela sua produtividade. Sinto-me honrado em ter pertencido a este Tribunal de Justiça. Procurei, no meu trabalho, realizar a justiça, o que a gente sabe que é impossível, mas a gente tenta chegar ao máximo possível”, completou o homenageado.

Última sessão colegiada do desembargador Salim Schead.
 

Além dos desembargadores Robson Varella e Salim Schead, a 2ª Câmara Comercial foi composta nesta sessão do desembargador Stephan Radloff e dos juízes de 2º grau Antônio Augusto Baggio e Ubaldo e André Alexandre Happke. O Ministério Público foi representado pelo procurador Alexandre Herculano Abreu. Já a servidora Bianca Riccio atuou como secretária da câmara.

Mais depoimentos

“Eu tenho a impressão que o desembargador Salim, que entrou lá como juiz substituto, essencialmente é o mesmo que se encontra hoje, aqui se despedindo. Apenas a história o moldou. Então, caríssimo desembargador Salim, muito obrigado por tudo. Eu, propriamente, agradeço de coração todas as lições, esse convívio fraternal com uma pessoa abençoada que merece todo o reconhecimento, não só dos pares, mas da sociedade catarinense, por tudo que tem feito e contribuído para o engrandecimento deste Estado. Sua presença é isso, muito obrigado”, disse o desembargador Stephan Radloff.

“Muito rapidamente, senhor presidente, eu queria apenas deixar assentado nesta ocasião da minha honra em fazer parte desse momento em que o desembargador Salim se despede das atividades funcionais, embora ainda não definitivamente deste Tribunal, e queria relembrar uma passagem. Especialmente, como mencionei há algumas semanas, quando eu estava recém-empossado, juiz substituto e designado para a circunscrição com sede em Lages, fui recebido de uma maneira extremamente gentil, extremamente generosa pelo desembargador Salim, que era então diretor do foro, que foi o principal responsável por eu começar a judicatura com o pé direito, de uma maneira generosa. Seja muito feliz na sua aposentadoria, viaje muito, aproveite muito com a sensação de dever cumprido”, comentou o juiz de 2º grau Antônio Augusto Baggio e Ubaldo.

“Eu só registro, senhor presidente, resumindo bastante a fala até para não embargar, o reconhecimento e o agradecimento ao desembargador Salim por todo o acolhimento e o exemplo que ele deu desde o início da minha carreira na magistratura e quando o encontrei ainda como titular em Lages, eu chegando de Correia Pinto. Muito obrigado, senhor presidente. Muito obrigado, desembargador Salim”, contou o juiz de direito de 2º grau André Alexandre Happke.

“Vossa excelência sai com mãos cheias daqui pelo trabalho que realizou, pela dedicação, pelas amizades que construiu, isso não se apaga. Muitas vezes nos vamos questionar que poderíamos ter dado mais atenção à nossa família, aos nossos filhos, mas o senhor deu a maior atenção a eles quando buscou trabalhar e ser exemplo aos filhos, à sua família. E o exemplo, desembargador, arrasta. Então, esse exemplo que o senhor foi como pai, como magistrado, leva seus filhos ao trabalho, à dedicação, à importância que isso dá à nossa vida. Hoje é uma pequena reciprocidade que o colega está recebendo com a presença dos demais colegas, magistrados, advogados, promotores, mas fundamentalmente os seus daqui saem com a mão cheia. Parabéns”, completou o procurador Alexandre Herculano Abreu.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.