Voltar Dignidade menstrual distribui 1.860 absorventes para jovens do oeste, vale e litoral norte de SC

A campanha Dignidade Menstrual, desenvolvida pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) a partir da iniciativa e organização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), Comissão Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), Programa Novos Caminhos e Diretoria de Saúde do TJ, com apoio das comarcas catarinenses, segue na distribuição do material coletado. Além de arrecadar absorventes, o objetivo da campanha é dar visibilidade às questões relacionadas à pobreza menstrual e combater a desinformação sobre o tema.

Nesta primeira quinzena de agosto, mais uma entidade do Oeste foi beneficiada ao receber absorventes arrecadados pelo PJSC. O Lar Aprisco, de Xanxerê, que atende crianças e adolescentes com processos de destituição familiar na Justiça, foi agraciado com 480 unidades oriundas da campanha. A entrega foi feita na última semana pelo juiz Christian Dalla Rosa, diretor do foro da comarca de Xanxerê.

O Lar Aprisco foi criado há dez anos com o objetivo de atender crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos, vítimas de maus-tratos, abandono ou em medidas restritivas e protetivas. Atende ainda os municípios de Bom Jesus e Faxinal dos Guedes.

A instituição é um espaço temporário para que os jovens sejam reintegrados à família de origem ou, se isso não for possível, encaminhados a família extensa, família acolhedora, apadrinhamento afetivo ou adoção. Uma vez no Aprisco, esses adolescentes fazem parte de programas educacionais e profissionalizantes que os preparam para o mercado de trabalho, assim como para a vida.

Litoral Norte

Entrega de absorventes.
 

A comarca de Porto Belo, no litoral norte do Estado, através da juíza Angélica Fassini, diretora do foro, e da chefe de cartório Soraia Depin, entregou ao Serviço de Acolhimento Familiar, representado pela assistente social Nadia Maggioni e pela psicóloga Caroline Sezerino, 226 absorventes oriundos da campanha Dignidade Menstrual. Esses absorventes serão entregues às adolescentes que estão em famílias acolhedoras do município.

Rio do Sul

Em Rio do Sul, os 1.160 absorventes arrecadados pelo TJSC e pelo SESI e seus parceiros foram entregues nos seguintes locais: 

  1. Obra Kolping - Atende Mulheres em situação de violência de Rio do Sul - 160 unidades 
  2. Instituto Lar da Menina (Atende crianças e adolescentes acolhidos em Rio do Sul )- 250 unidades - 
  3. Lar Mover Caminhos de Trombudo Central (Instituição de Acolhimento de crianças e adolescentes) - 250 unidades
  4. Associação de Acolhimento de Crianças e Adolescentes Albertina Berkenbrock (Vidal Ramos) - 205 unidades
  5. Abrigo Institucional para crianças e adolescentes de Taió - 150 unidades
  6. Casa Lar Mover Caminhos (Presidente Getúlio) - 145 unidades 

A entrega foi feita pela assistente social de Rio do Sul e pela interlocutora do SESI, respectivamente, Rossana Mass e Fabiana Tristão.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.