Voltar Diretoria de Saúde destaca hábitos preventivos frente aos riscos agravados da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta semana (4/11) os novos dados da Matriz de Risco Potencial da Covid-19 em Santa Catarina. A região da Grande Florianópolis foi reclassificada para o risco gravíssimo. Com abrangência de 22 municípios, isto significa que a nova classificação afeta aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Desde o dia 15 de setembro, o Estado não registrava região em nível gravíssimo. Atualmente, outras 11 regiões encontram-se em nível grave e quatro em nível alto no território catarinense. De forma a reforçar a prática de medidas preventivas, a diretora de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), Graciela de Oliveira Richter Schmidt, elencou pontos que merecem atenção especial de todos, com destaque para a importância da ventilação, distanciamento e uso de máscara.

"A cada momento descobrimos mais sobre a Covid-19 e como nos protegermos dela. A maneira como ela é transmitida ainda não é totalmente elucidada, mas alguns pontos estão mais claros. Estes pontos nos levam a reforçar a necessidade de manter distanciamento social, uso de máscara e boa ventilação", anota Graciela. Veja abaixo suas principais observações e orientações para compreender e reforçar medidas profiláticas diante da enfermidade:


-Acredita-se que a principal forma de disseminação do vírus seja por contato próximo das pessoas, por meio de inalação de gotículas respiratórias ou pequenas partículas, como as dos aerossóis, produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, canta, fala ou respira.


-A propagação ao tocar em superfícies não é considerada a principal. Mas sim as gotículas que podem cair em superfícies e objetos, sendo transferidas pelo toque. Uma pessoa pode pegar Covid-19 tocando na superfície ou objeto que contém o vírus e, em seguida, tocando a própria boca, nariz ou olhos.

-É possível que a Covid-19 se espalhe através das gotículas e partículas transportadas pelo ar que são formadas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra, canta, fala ou respira. Há evidências crescentes de que gotículas e partículas transportadas pelo ar podem permanecer suspensas e ser inspiradas por outras pessoas, percorrendo distâncias além de seis pés (por exemplo, durante a prática de coro, em restaurantes ou em aulas de ginástica). Em geral, ambientes internos sem boa ventilação aumentam esse risco.

Referência: www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html#:~:text=At%20this%20time%2C%20CDC%20has,is%20from%20person%20to%20person.

 

Ouça nosso podcast

 

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.