Voltar Diretoria de Saúde oferece grupo online de tratamento para o tabagismo no PJSC 

A Diretoria de Saúde (DS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina inicia neste mês de maio um Grupo de Tabagismo ONLINE, via plataforma do Microsoft Teams, destinado a servidores, magistrados e colaboradores que têm interesse em parar de fumar. A metodologia utilizada será a adotada pelo Ministério da Saúde e consiste em quatro encontros em grupos de até 15 pessoas, com sessões estruturadas e coordenadas por um médico e uma enfermeira da DS.

O tabagismo, alerta a DS, é considerado uma condição epidêmica, a principal causa prevenível de doenças e morte entre os adultos no mundo, e é classificado como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, é fator causal de aproximadamente 50 outras doenças incapacitantes e fatais. Segundo estimativas da OMS, o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares.

Além dos encontros em grupo, a metodologia do grupo criado pela DS também inclui atendimentos médicos individuais online, quando será avaliada a necessidade, de acordo com o caso particular, de prescrição de medicamentos e adesivos de nicotina para auxiliar na parada do tabagismo. Sabe-se que a atuação em grupo com sessões estruturadas de abordagem e aconselhamento mais a prescrição de medicamentos, quando indicados, aumentam bastante as taxas de sucesso das tentativas de abstinência do tabaco.

O fato de ofertar encontros virtuais possibilitará que servidores e magistrados das mais diversas regiões do Estado tenham acesso ao programa e aos teleatendimentos médicos com envio de receitas digitais. Os encontros desse primeiro grupo estão programados para ocorrer sempre nas tardes de quarta-feira (dias 10/5, 24/5, 31/5 e 7/6), às 13h30, com previsão de duração de cerca de uma hora cada sessão. Se forem muitos os interessados, novos grupos serão realizados nos próximos meses para atender a todos.

Para se inscrever, basta acessar o LINK AQUI e preencher os dados solicitados. Se você não fuma, mas conhece algum servidor ou magistrado que tenha interesse em parar de fumar, a DS pede que converse com ele e informe sobre essa possibilidade oferecida pelo Judiciário catarinense.

Imagens: Divulgação/Pexels
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.