Voltar Dirigentes do TJSC e da FIESC reafirmam ações conjuntas em reunião em Florianópolis

Os dirigentes do TJSC participaram de um evento com os diretores da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) na manhã desta sexta-feira (18). O governador eleito, Jorginho Mello, também esteve presente.

Com cerca de 130 industriais, a reunião foi realizada no auditório da Federação, no Itacorubi, sob a condução do presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, traçou um panorama da estrutura do Judiciário, citou a explosão da litigiosidade como o principal desafio a ser superado e revelou um dado impressionante: em um Estado de 7,2 milhões de habitantes, há 3,6 milhões de processos. Ou seja, para cada dois habitantes existe um processo em tramitação na Justiça.


 

É o terceiro Estado que mais recorre ao Judiciário em todo o Brasil, pontuou, o que gera lentidão e insegurança jurídica. O presidente elencou soluções para resolver a adversidade: aumento dos recursos e estruturas do Judiciário, simplificação da forma de atuação judicial, desjudicialização, fomento às práticas de conciliação e uso da inteligência artificial. “No ano que vem, vamos focar todos os esforços para ampliar a cultura da conciliação”, adiantou.

Com base nos números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente lembrou que o Judiciário catarinense é o segundo mais produtivo do país entre os tribunais de seu porte, e o segundo ao se defrontar com cortes de maior envergadura, atrás somente do TJRJ. Por fim, falou dos principais programas com alcance social desenvolvidos pelo TJ, como o Lar Legal, o programa de regularização fundiária, as ações de combate à violência contra a mulher e o programa Novos Caminhos, em parceria com a FIESC.

Com foco nos jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado, esse programa oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a autonomia e a independência financeira.


 

Para o presidente Mario Cezar de Aguiar, o programa deveria ser replicado em todo o país porque traz resultados positivos e muitos benefícios para toda a sociedade, além de dar uma perspectiva e oferecer uma profissão a quem mais precisa. Mario falou do exemplo e da importância de Santa Catarina no cenário nacional.  “Embora seja pequeno, Santa Catarina foi o quinto Estado que mais enviou recursos para Brasília em 2021, cerca de R$ 97 bilhões, por conta da pujança de sua economia”, afirmou.

Já o governador eleito, senador Jorginho Mello, elogiou o presidente do Judiciário – “uma das maiores inteligências de Santa Catarina” –, falou da qualidade dos integrantes do Poder Judiciário, ressaltou a importância da FIESC e se comprometeu em ser parceiro da indústria. Falou ainda que a derrota de Jair Bolsonaro faz parte do jogo democrático.

Além dos dirigentes da FIESC e de diversos empresários, prestigiaram o evento os desembargadores Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente do TJSC;  Getúlio Corrêa, 2º vice-presidente; Gerson Cherem II,  3º vice-presidente; Luiz Antonio Zanini Fornerolli - diretor-executivo da Academia Judicial; Álvaro Luiz Pereira de Andrade - vice-coordenador da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ/TJSC)  e Osmar Nunes Júnior - ouvidor do Poder Judiciário.

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.