Voltar Divisão de Redes de Comunicação registra mais de 6 mil usuários conectados à rede do PJSC

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) faz com que o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) alcance patamares de consumo de recursos tecnológicos nunca antes experimentados. A Divisão de Redes de Comunicação, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), registrou na semana passada 6.052 usuários conectados remotamente à rede privada do Tribunal de Justiça, em home office. Desde o início da quarentena, em 18 de março, o Judiciário catarinense realizou 1.477 videoconferências entre audiências e reuniões administrativas, com 3.766 participantes.

A média diária atual é de 4.500 conexões simultâneas durante o horário de expediente, o que representa um aumento de 2.000% em relação à média registrada em períodos anteriores. A área técnica ressalta que esse número não contempla os usuários que acessam serviços diretamente pela internet, como o eproc, o sei! e e-mail entre outros.

No contexto em que a utilização dos sistemas depende integralmente do bom funcionamento da rede, destaca-se a infraestrutura de comunicação de dados que dá suporte para todo o trabalho realizado em home office por servidores e magistrados. O chefe da Divisão de Redes de Comunicação, André Luiz Dal Grande, aponta que os investimentos contínuos em infraestrutura tecnológica ao longo das últimas duas décadas, a partir de planejamento interno para ampliação das redes e serviços de comunicação de dados que possibilitaram o avanço do processo digital, hoje é possível administrar o enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social.

"São investimentos que acompanharam as tendências mundiais de utilização de serviços na internet e que estão em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o segmento. Nesse cenário, magistrados e servidores, somados ao público externo, conseguem acessar os serviços do Poder Judiciário catarinense por intermédio de diferentes operadoras, graças à implantação de uma infraestrutura de redes moderna e dimensionada para atender grandes demandas, com controle de tráfego e alta disponibilidade", destaca Dal Grande.

Toda a infraestrutura de comunicação de dados é monitorada pelos profissionais da Divisão de Redes de Comunicação da DTI, que trabalham para manter a performance da rede de dados e de telefonia, garantir a conexão segura dos usuários, viabilizar a realização de videoconferências e prestar suporte a todos os técnicos do Estado. "Nesse momento crítico tem sido fundamental a comunicação entre as equipes e a troca de informações para que se estabeleça uma base de conhecimento das soluções empregadas, possibilitando a padronização de procedimentos e contribuindo para um atendimento ágil, de modo que as restrições à presença física nas unidades não impeçam a manutenção da prestação jurisdicional", comenta o chefe da divisão.

 

Números das últimas semanas

- 318 links de dados e 1.400 switches que integram a rede das comarcas sendo monitorados pró-ativamente.

- 5 links de acesso à internet supervisionados em tempo real, com ajustes constantes de engenharia de tráfego.

- 2.377 serviços "siga-me" configurados nos ramais para transferência de ligações a telefones externos.

- 27.300 bloqueios de acessos indevidos à rede interna do Poder Judiciário.

- 1.477 videoconferências realizadas entre audiências e reuniões administrativas, envolvendo 3.766 participantes.

Fonte: Divisão de Redes de Comunicação da DTI

Imagens: Divulgação/DTI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.