Voltar DS contabiliza mais de 1.200 atendimentos nas comarcas da Grande Florianópolis e Litoral Norte

Atendimentos.
 

Em razão do Dia Nacional da Saúde (5/8), foram realizados 1.263 atendimentos nas comarcas da região da Grande Florianópolis e no Litoral Norte, por meio da Diretoria de Saúde (DS) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). As ações ocorreram durante o mês de agosto, e participaram as comarcas de Biguaçu, Itapema, Palhoça, São José e Capital – Foro Norte da Ilha (SC-401) e UFSC, bem como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). No total, foram 261 participantes entre servidores, magistrados, terceirizados e estagiários. Entre as ações promovidas estão a auriculoterapia, medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, bioimpedância, massagem com colete massageador e orientação nutricional.  A importância do projeto, patrocinado pela administração, que tem como um de seus pilares a atenção à dimensão humana, foi ressaltada pela diretora da DS, Graciela de Oliveira Richter Schmidt. “Com esta campanha desejamos incentivar o autocuidado e a promoção da saúde. Estamos contentes em propiciar a estadualização das ações de saúde”, declarou.

Sala de atendimentos.
A analista jurídica da comarca de Biguaçu Bianca Ricci Valle mencionou a relevância de realizar atividades como essas com mais frequência, pois despertam o interesse individual pela saúde, atividade física e bem-estar. “Alguns dias depois, pude observar que muitas pessoas ainda estavam com a auriculoterapia intacta na orelha e conversando sobre os benefícios que acreditaram ter obtido com ela”, enfatizou. Nesse sentido, o chefe de secretaria do foro da comarca de Palhoça, Laercio Medeiros, citou que essa iniciativa é a oportunidade de descobrir uma doença ainda no início e fazer o primeiro atendimento. “Sabemos que a grande maioria das pessoas não tem o hábito de fazer exames regulares a fim de saber como está sua saúde. Esse tipo de evento estimula a buscar consultas médicas para resolver problemas de saúde até então desconhecidos”, afirmou. Além disso, sessões de ginástica laboral foram desenvolvidas nas comarcas da Capital, Palhoça e Biguaçu. Conforme a chefe de secretaria do foro de São José, Marilda Viana da Silva Ricci, a iniciativa, que contou com diversos profissionais, foi bem aceita e aprovada pelos servidores e magistrados. “Outro ponto de destaque foi uma técnica de relaxamento que nos foi ensinada. Foi muito bom, seria interessante dar continuidade a essas ações”, destacou. Já na comarca de Itapema, também houve uma roda de conversa sobre saúde mental. Segundo a chefe de secretaria do foro local, Juliane Marcia Correa Botton, a visita causou um impacto muito positivo e superou as expectativas dos servidores que participaram principalmente das rodas de conversas. “Na oportunidade, os participantes puderam ouvir e expor suas vivências e demandas. Desta forma, foi possível compreender melhor uns aos outros e também, através das particularidades colocadas, conseguimos em união de esforços apresentar soluções para situações até então desconhecidas”, frisou.

As comarcas da Capital – Foro Norte da Ilha (SC-401) e UFSC – e o TJSC contaram ainda com atendimento de uma equipe multiprofissional da Qualirede (SC Saúde). O chefe de secretaria do foro da comarca da Capital – Foro Norte da Ilha, Franco Augusto Paschoal Dworachek Viscardi, salientou a atenção disponibilizada pelos profissionais durante os atendimentos e a abrangência das ações. “Destaco a excelente ideia da extensão da participação aos terceirizados, que puderam ter essa oportunidade (para muitos a primeira) de acesso a um cuidado e orientações de saúde mais personalizados”, afirmou. Obesidade e alimentação saudável

Um dos pontos centrais das ações foi o cuidado com a alimentação. Em algumas comarcas foram realizadas rodas de conversa com os servidores abordando o tema “Alimentação saudável – mudança de hábitos e escolhas”, lideradas pela nutricionista e servidora do PJSC Gerusa Lorenzetti da Rosa. De acordo com Gerusa, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo de sobrepeso e obesidade, sendo que as doenças crônicas são as principais causas de morte e afastamento no trabalho.  “A importância de discutir sobre alimentação saudável, mudança de hábitos e estilo de vida é orientar e informar como pequenas mudanças no dia a dia podem evitar e até melhorar as principais doenças crônicas não transmissíveis, como colesterol elevado, diabetes, infarto e AVC”, ressaltou. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.