Voltar DSQV destaca a inclusão da vacina contra a dengue no SUS pelo Ministério da Saúde

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, sempre atenta aos encaminhamentos governamentais na área da saúde, informa que a vacina contra a dengue será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ação que considera muito importante para o combate à doença em todo o país. A decisão foi divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde.

A estratégia de distribuição dos imunizantes ainda está em discussão, mas inicialmente a vacinação será realizada em públicos específicos e priorizará regiões com maior incidência da doença. Vale destacar que a aplicação está autorizada para pessoas entre quatro e 60 anos. A vacina será a QDENGA© (Takeda Pharma), a ser aplicada em duas doses com intervalo de três meses, independentemente de infecção prévia da doença. 

A efetividade da vacina varia conforme o subtipo do vírus da dengue, com eficácia global de 60% a 80%. A eficácia contra as formas graves é ainda maior, de 85% a 90%. A disponibilização das doses pelo laboratório responsável está prevista para ser iniciada em fevereiro. A DSQV acompanha as atualizações para futura divulgação do cronograma de vacinação em Santa Catarina.

Saiba mais:

Vídeo informativo da DSQV sobre sinais e sintomas da dengue

Link: https://www.youtube.com/watch?v=gTEZ3U3oufo

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS (menu do contexto)

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/ministerio-da-saude-incorpora-vacina-contra-a-dengue-no-sus

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.