Voltar DTI finaliza implantação do processo eletrônico nas oito Turmas de Recursos de SC

Experiência servirá de piloto para 2º Grau

O Tribunal de Justiça, por meio de sua Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), concluiu neste mês a implantação do processo judicial eletrônico nas Turmas de Recursos de Santa Catarina. O projeto de implantação das Turmas de Recursos, piloto para a introdução do processo judicial eletrônico no TJ, teve início em agosto de 2010, com a Turma de Recursos da Capital, oportunidade em que se realizou uma das primeiras sessões de julgamento digital de segunda instância no país.

Em fevereiro de 2012, após um período de observação, correções de erros, diversos ajustes no sistema SAJ5-SG, bem como a reformulação completa dos fluxos de trabalho do processo eletrônico de 2º grau, o projeto deu seu segundo passo com a implantação da 8ª Turma de Recursos, também na Capital, que já nasceu 100% digital. Seguiram-se as implantações das Turmas Recursais de Blumenau, Joinville, Chapecó, Lages e Criciúma, bem como a Turma de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais, encerrando-se o projeto com a implantação da Turma de Recursos de Itajaí na última semana, entre os dias 20 e 23 de outubro.

O ritmo de inserções foi definido pelo cronograma do Projeto IPE-PG, à medida que levava o processo judicial eletrônico aos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública por todo o Estado. Todas as implantações foram realizadas com equipe própria do Judiciário catarinense, com destaque ao trabalho dos servidores da Divisão de Sistemas Judiciais de 2º Grau da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Este setor planejou e realizou todos os treinamentos dos usuários, prestou o primeiro suporte nas semanas pós-implantação e elaborou manuais e material didático para as capacitações e reciclagens ocorridas desde a primeira implantação. Assim, encerra-se um ciclo no mesmo momento em que atenções se voltam integralmente para a implantação do SAJ5 no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em fase final de planejamento e com execução prevista para o primeiro semestre de 2015.

 

Imagens: Divulgação/DTI
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.