Voltar Em 2021, Cojepemec fez conciliação em 293 processos, no total de R$ 2,3 mi, no 2º grau

Em busca da paz social e da resolução de conflitos, a Coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), do Judiciário catarinense, extinguiu 293 processos por meio de acordos realizados em audiências conciliatórias virtuais, na plataforma PJSC Conecta. As negociações totalizaram mais de R$ 2,3 milhões em 2021, no Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau. 

A Cojepemec informou que essas foram demandas de grandes empresas litigantes envolvendo conflitos repetitivos e em massa. Os processos foram divididos em quatro projetos e a equipe, formada por profissionais capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu e encaminhou as ações de acordo com a especialização de cada facilitador.

Em 2022, o Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau começou com pautas de audiências envolvendo 300 processos. Os recursos foram encaminhados pelos gabinetes dos desembargadores, muitos deles a pedido das partes. O coordenador da Cojepemec, desembargador Antônio Zoldan da Veiga, pretende manter o ritmo de conciliações. “Neste ano de 2022, a intenção é manter o alto índice de acordos e dar continuidade à execução de projetos, contribuindo para a diminuição do acervo judicial e estimulando a resolução de conflitos por meio da conciliação e da mediação judicial”, anotou.

Para incluir seu processo em uma pauta de conciliação, a parte deve comunicar o advogado ou a unidade judicial onde a ação tramita. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails conciliar2grau@tjsc.jus.br ou cojepemec.secretaria@tjsc.jus.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.