Voltar Em ação inédita, Judiciário catarinense promove a Semana de Acessibilidade e Inclusão

A 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão será realizada de 30 novembro a 4 dezembro e tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema e estimular a cultura do respeito às diferenças e da inclusão. Em pauta, a acessibilidade, tipos de barreiras, formas de adaptação, direitos, comunicação acessível e gestão de equipes com pessoas com deficiência (PcD's), dentre outros. Idealizada pela equipe do Programa Integra, a inciativa irá promover diversas ações de conscientização para o público interno e externo.

Estão confirmadas para a Semana a realização de duas lives e uma edição especial do programa Palavra do Presidente. Os organizadores irão disponibilizar ainda 'Dicas Legais' sobre direitos das pessoas com deficiência (PcD) e 'Dicas de Gestão' sobre como integrar estas pessoas à equipe de trabalho.

Para Marcelo Dias, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e um dos coordenadores da Semana, o assunto não é apenas importante para o Poder Judiciário, mas para toda a sociedade. "Acessibilidade", ele explica, "é a condição para a utilização de espaços, transportes, equipamentos e mobiliários, com autonomia e segurança, assim como para o livre acesso a informação e direitos, pelos diversos meios de comunicação. Cabe ao poder público promover a redução ou eliminação de barreiras, sejam elas físicas, tecnológicas ou atitudinais, dentre outras, que atuam como limitantes para a igualdade de condições e oportunidades".

O PJSC tem uma Comissão permanente de acessibilidade e inclusão. Ela define políticas e diretrizes visando à implementação de medidas e práticas que favoreçam a acessibilidade e a inclusão do público interno e externo. Para auxiliar no planejamento e na execução de ações de promoção, esta Comissão é auxiliada pela equipe do Programa Integra.

Programa Integra

Após um ano de atividades, o Programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por colaboradores de várias unidades administrativas e servidores PcD's  do 1º e 2º graus de jurisdição. Uma das primeiras ações implementadas foi a realização da entrevista biopsicossocial com novos servidores PcD's, como forma de humanizar o acolhimento das pessoas que ingressam na Instituição. Além disso, "o Programa tornou o site institucional mais acessível e criou um espaço específico para a divulgação de suas atividades dentro do Portal do Servidor", avalia Tathiana Carlin, do Núcleo de Comunicação Institucional.

Acompanhe as lives:

1º de dezembro, às 19h: A pessoa com deficiência no contexto atual: desafios, avanços e benefícios da inclusão para a sociedade.

2 dezembro, às 19h: A perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente laborativo com ênfase no combate ao capacitismo.

 
Imagens: Divulgação-Assessoria de Artes Visuais
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.