Voltar Em Porto Alegre, TJSC compartilha experiência e avanços do eproc com outros tribunais 

TJRS promoveu evento com TJs do RJ, MG e AC 

Em um trabalho conjunto de magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, foi realizado ao longo desta semana (1º a 5/4), no Centro de Formação do Judiciário do RS (CJUD), em Porto Alegre, um curso de capacitação para uso do sistema eproc a colaboradores dos TJs do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre. Esses tribunais passarão a atuar muito em breve com o eproc, sistema que sustentará a tramitação dos processos eletrônicos naquelas cortes.

O evento partiu de uma iniciativa do Conselho de Inovação e Tecnologia do Tribunal de Justiça do RS (CONINT), com o objetivo de possibilitar a capacitação de magistrados e servidores desses tribunais para o uso do sistema eproc. Criado por técnicos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o eproc foi exportado para outros tribunais do país, entre eles os TJs gaúcho, catarinense e tocantinense, que por sua vez desenvolveram também novas funcionalidades, agora repassadas aos novos parceiros.

As aulas, ao longo da semana de imersão na capital gaúcha, foram ministradas pelo juiz de direito André Luís de Aguiar Tesheiner e pelas servidoras Mariana Dreux Mariah e Priscilla Rodrigues da Silveira (CGJ/TJRS), pelo servidor Guilherme Augusto de Souza (DIGEJUR/TJRS) e pelas servidoras do Tribunal catarinense Heloísa Mondardo, Andreia Adriano e Syrlei Elisabeth Correa.

"Fiquei muito grata e feliz com a oportunidade de mostrar para os novos tribunais todos os avanços que obtivemos à muitas mãos na Unidade Estadual de Direito Bancário com a utilização do sistema Eproc. Por perceber que a implantação deste novo sistema traz novos paradigmas e provoca a necessidade de grande mudança cultural dentro das unidades judiciais, o foco foi mostrar o quanto o trabalho colaborativo entre as equipes de gabinete e de tramitação é primordial para o máximo aproveitamento das potencialidades do sistema Epoc, especialmente a viabilização das automatizações", registrou Heloísa Mondardo.

Ela e suas colegas do TJSC, Andreia Adriano e Syrlei Elisabeth Correa, consideraram muito gratificante ver a empolgação dos colegas dos Tribunais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Acre ao conhecer como funciona o Eproc e modo de organização do trabalho em nosso tribunal. Além disso, acrescentaram as servidoras, o evento também possibilitou conhecer a experiência do TJRS, que utiliza o sistema eproc desde 2018. "Foi uma experiência muito enriquecedora", avaliou Heloísa (com informações da Assessoria de Comunicação do TJRS).

Imagens: Divulgação/TJRS
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.