Voltar Em via de atingir a totalidade das comarcas, virtualização colhe frutos da celeridade

Comarcas diminuem pela metade tempo de julgamento

A instalação do processo digital em todo o Estado está em via de se tornar uma realidade completa com a virtualização da última comarca no próximo dia 27, e as consequências benéficas da tecnologia já podem ser sentidas em algumas comarcas de Santa Catarina. É o caso de Forquilhinha, no sul do Estado. Com apenas dois meses de processo digital, a equipe da comarca conseguiu diminuir pela metade o tempo de julgamento dos processos.

Causas que antes levavam de 60 a 90 dias para julgamento são solucionadas em 30 a 45 dias, afirma o juiz Felippi Ambrósio, titular da comarca. "Sem dúvida nenhuma o processo digital nos trouxe benefícios. Todas as rotinas que antes eram manuais passaram a ser automatizadas, com destaque para a certificação de prazo, que o sistema faz sozinho", explica. Outra questão relevante que o magistrado trouxe à tona foi o atendimento ao advogado.

"Com a celeridade processual, a equipe tem mais tempo para atender as demandas do balcão, as quais, por sua vez, já são quase inexistentes, já que o advogado não precisa mais vir ao Fórum para ter acesso ao processo", explicou. O mérito, ele destaca, não é do juiz apenas, mas principalmente dos servidores, extremamente comprometidos com as metas estabelecidas, e com trabalho reconhecido não apenas pela chefia imediata, mas pela população em geral.

O magistrado afirma que tem recebido bastantes elogios de advogados e partes pela celeridade do andamento processual na comarca. Em relação à adaptação dos servidores, o magistrado afirmou que ela tem sido tranquila. "Claro que houve dificuldades, mas o Tribunal disponibilizou um período de adaptação com servidores experientes e funcionários da empresa responsável pelo sistema, que acompanharam todo o processo e estão sempre prontos para sanar dúvidas", resumiu o magistrado. A maior prova da adaptação e do sucesso do processo virtual, no entanto, não está nos números, mas no reconhecimento e satisfação das partes interessadas.

Imagens: Cintia Cleusa Costa/Comarca de Forquilhinha
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.