Voltar Emoção e homenagens marcam despedida do desembargador Moacyr Lima na 2ª Câmara Criminal

Momentos de emoção e celebração marcaram a sessão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta terça-feira (21/7): após ter sua aposentadoria voluntária deferida na semana passada, o desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho fez sua última participação ao lado dos companheiros da câmara. Em ato realizado por videoconferência, ele recebeu as merecidas homenagens e cumprimentos pelas mais de cinco décadas dedicadas à sociedade catarinense.

"Vossa excelência fez por merecer as tantas conquistas que acumulou ao longo de sua vitoriosa caminhada profissional. Vossa excelência passa ao seio da família, e para uma nova vida, como um protagonista. Um líder, porque jamais foi um mero coadjuvante ou figurante", anunciou o presidente da 2ª Câmara Criminal, desembargador Sérgio Rizelo.

Sem conter as lágrimas, a desembargadora Salete Sommariva contou que trabalhar ao lado de Moacyr Lima foi um sonho realizado. "O senhor foi um homem que fez história, que construiu a sua história através de um trabalho edificante em prol da Justiça. Seja no Ministério Público, seja no Poder Judiciário. Esta história nos serviu de exemplo. Um exemplo edificante de força, coragem, conhecimento, humanidade e simplicidade", manifestou Salete.

O desembargador Norival Acácio Engel citou o privilégio de ter convivido com Moacyr por décadas, desde os tempos de Ministério Público. "Posso testemunhar suas qualidades profissionais, seu espírito de liderança, sua lealdade às instituições a que serve e a seus colegas. Ser humano dos melhores, de fino trato, cortês, sem que isso o impedisse, quando necessário, de atuar com determinação e firmeza", elogiou.

Além de reforçar as qualidades mencionadas pelos demais participantes da sessão, o procurador de Justiça Lio Marcos Marin lembrou o papel exercido pelo desembargador antes de ingressar no Judiciário, quando dedicava seus esforços ao Ministério Público do Estado. "Esta homenagem é muito justa e merecida. Em meu nome e em nome do Ministério Público, quero agradecer por tudo o que vossa excelência fez pelo Ministério Público, enquanto esteve no Ministério Público e também enquanto esteve no Tribunal de Justiça. O senhor nunca abandonou sua instituição de origem", destacou.

Emocionado, o desembargador Moacyr manifestou sua gratidão pelos depoimentos recebidos. "Fico orgulhoso por ter recebido essas palavras tão raras e confortantes. Dão um incentivo maior pelo resto da vida que irei viver daqui para frente", agradeceu.

O homenageado do dia demonstrou seu apreço pelos companheiros de corte, retribuiu os cumprimentos e compartilhou uma profunda reflexão sobre o significado da amizade. Moacyr também reconheceu a dedicação dos demais magistrados e servidores em apoio ao trabalho realizado no Judiciário, lembrando que julgar seus semelhantes foi uma de suas grandes missões. "Uma tarefa difícil, mas extremamente importante e requisitada por todos nós para reparar os ataques que são perpetrados contra a sociedade", definiu.

Por fim, o desembargador anunciou sua despedida recitando a letra de "Por Enquanto", composição de Renato Russo, imortalizada também na voz de Cássia Eller. "(...) Mesmo com tantos motivos/ Pra deixar tudo como está/ Nem desistir, nem tentar/ Agora tanto faz/ Estamos indo de volta pra casa (...)". Também participou da sessão o secretário da 2ª Câmara Criminal, Felipe Fernandes Rodrigues.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.