Voltar Enfam destaca ambiente pedagógico da AJ em relatório sobre formação para a magistratura

A Academia Judicial (AJ) do Poder Judiciário de Santa Catarina recebeu, neste mês, o relatório de acompanhamento do Curso de Formação Inicial para a Magistratura, elaborado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O documento, referente à visita realizada pela Enfam à AJ no período de 15 a 17 de janeiro de 2024, registrou que a ação educacional da Academia está alinhada às normativas da Escola Nacional. Não foi feita qualquer recomendação de melhoria e, pela primeira vez, o relatório não sugeriu mudanças.

Conforme elucida a Escola, “o acompanhamento de curso credenciado é uma atribuição institucional da Enfam e tem como objetivo verificar a coerência entre a atividade formativa realizada pela Escola e o planejamento apresentado para o credenciamento”. O acompanhamento também tem por finalidade a prestação de orientações didático-pedagógicas à escola judicial observada, a fim de contribuir com o desenvolvimento de ações de capacitação voltadas para as atividades da magistratura e integradas com as diretrizes pedagógicas, normas e ações educacionais da Enfam.

De acordo com a avaliação, a formação realizada na AJ teve como pontos fortes: o espaço físico e a organização das salas de aula; a participação das alunas e dos alunos; as aulas ministradas e as atividades práticas realizadas com foco no desenvolvimento de competências necessárias para a magistratura enfrentar os desafios cotidianos envolvendo os temas estudados; a capacidade, a expertise, o comprometimento e o desempenho dos formadores; o empenho da equipe pedagógica da escola; o excelente tratamento e acolhimento dado às juízas-alunas e aos juízes-alunos, além da receptividade oferecida à representante da Enfam.

“De modo geral, observou-se que a AJ/TJSC proporcionou um ambiente pedagógico adequado para o desenvolvimento das competências relacionadas aos temas trabalhados”, apontou o relatório.

O Curso de Formação Inicial para a Magistratura teve carga de 560 horas-aula e aconteceu de 1º de outubro de 2023 a 26 de janeiro de 2024. Compunham a turma cinco juízas substitutas e 10 juízes substitutos recém-empossados(as) no TJSC, nos termos do Edital n. 11/2022 do Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Ainda, houve atuação de 108 formadores.

Imagens: Divulgação/Academia Judicial PJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.